Filipe José Freire Themudo Barata.

Francisco Correia das Neves.

Francisco Esteves Gaspar de Carvalho.

Francisco João Caetano de Sousa Brás Gomes.

Francisco José Pereira Finto Balsemão:

Francisco Manuel de Meneses Falcão.

Francisco de Moncada do Casal-Ribeiro de Carvalho.

Gabriel da Costa Gonçalves.

Henrique dos Santos Tenreiro.

Humberto Cardoso de Carvalho.

João António Teixeira Canedo.

João Bosco Soares Mota Amaral.

João José Ferreira Forte.

João Lopes da Cruz.

João Manuel Alves.

João Nuno Pimenta Serras e Silva Pereira.

João Ruiz de Almeida Garrett.

Joaquim Germano Pinto Machado Correia da Silva.

José Coelho de Almeida Cotta.

José João Gonçalves de Proença.

José Maria de Castro Salazar.

José de Mira Nunes Mexia.

José Vicente Cordeiro Malato Beliz.

Lopo de Carvalho Cancella de Abreu.

Luís António de Oliveira Ramos.

D. Luzia Neves Pernão Pereira Beija.

Manuel Elias Trigo Pereira.

Manuel de Jesus Silva Mendes.

Manuel Joaquim Montanha Pinto.

Manuel Martins da Cruz.

Manuel Valente Sanches.

D. Maria Raquel Ribeiro.

Pedro Bessa.

Prabacor Rau.

Rafael Ávila de Azevedo.

Raul da Silva e Cunha Araújo.

Ricardo Horta Júnior.

Rogério Noel Pares Claro.

Rui de Moura Ramos.

Teófilo Lopes Frazão.

Vasco Maria de Pereira Pinto Costa Ramos.

Victor Manuel Pires de Aguiar e Silva.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 71 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 10 minutos.

O Sr. Presidente:-Estão em reclamação os n.º 60 e 61 do Diário das Sessões.

O Sr. Oliveira Pimentel: -Sr. Presidente: No texto da minha intervenção, na p. 1239 do n.º 61 do Diário das Sessões, referente à sessão realizada em 6 de Janeiro corrente, tenho as seguintes rectificações a solicitar: na 1. 4, onde se lê: «as províncias», deverá ler-se: «a província»; na 1. 5, onde se lê: «constituíram», deverá ler-se: «constituiu».

O Sr. Martins da Cruz: - Sr. Presidente: Solicito que sejam feitas as seguintes rectificações ao n.º 60 da Diário das Sessões: na p. 1251, col. l.ª, 1.16, onde se lê;-.«A ré», deverá ler-se: «Até»; na 1. 20, onde se lê: «existem», deverá ler-se: «existe»; na 1. 36, onde se lê: «embora seja um funcionário requisitado a um», deverá ler-se: «dado que sou funcionário público requisitado num»; na 1. 45, onde se lê: «que era bom alguém dizer», deverá ler-se: «ser conveniente para um melhor esclarecimento do assunto que alguém dissesse»; na 1. 47, onde se lê: «conforme requerimento», deverá ler-se: «conforme provarei após me sejam fornecidos os elementos que solicitei no requerimento»; na l. -53, onde sé lê: «Não é uma tecnocracia estreita», deverá ler-se: «Não é pelo fa cto da afirmação de uma tecnocracia estreita»; na 1. 54, onde se lê: «nem foi por isso», deverá ler-se: «nem para rebater essa afirmação, que, aliás, rejeito»; na 1. 55, onde se lê: «embora aceite a posição de V. Ex.ª, deverá ler-se: «embora aceite a posição de V. Ex.ª, como aceito todas as posições»; na col. 2.a, 1. -19, onde se lê: «Há tempos o Sr. Eng.º Camilo de Mendonça», deverá ler-se: «Há tempos um membro do Governo»; na 1. 21, onde se lê: «uma coisa que os podia prestigiar», deverá ler-se: «uma tarefa que os podia prestigiar»; na 1. 22, onde se lê: «Grémios que há», deverá ler-se: «Grémios existentes»; na 1. 35, onde se lê: «dizer a Vs. Ex.ª», deverá ler-se: «provar a V. Ex.ª»; nas 1. 37 e 28, onde se lê: «estar à espera de bater num e não bater noutros», deverá ler-se: «estar a criticar uns e não criticar outros»; na p. 1352, col. 2.ª, I. 17, onde se lê: «não correspondem à validade», deverá ler-se: «não correspondem à real idade».

O Sr. Alberto de Alarcão: - Sr. Presidente: Peço que 110 n.º 61 do Diário das Sessões seja suprimida a 1. 62 da col. 2.ª da p. 1258.

O Sr. Presidente: - Se mais nenhum Sr. Deputado deseja usar da palavra para apresentar qualquer reclamação aos n.º 60 e 61 do Diário das Sessões, considerá-los-ei aprovados, com as rectificações já indicadas e que serão tomadas na devida conta.

Deu-se conta do seguinte

Da Adega Cooperativa de Ponte da Barca apoiando as intervenções dos Srs. Deputados António Lacerda e Valente Sanches sobre a exportação de vinhos verdes para o ultramar e a proibição de produção de vinho americano;

Vários apoiando a intervenção do Sr. Deputado Leal de Oliveira sobre a difícil situação da lavoura perante o aumento da contribuição predial rústica e a diminuição do rendimento liquido.

Do Grémio Nacional dos Industriais de Especialidades Farmacêuticas esclarecendo algumas afirmações da Sr.ª Deputada D. Maria Raquel Ribeiro na intervenção proferida na sessão de 18 de Dezembro do ano findo;

O Sr. Presidente: - Enviadas pela Presidência do Conselho, estão na Mesa as publicações do Ministério das Obras Públicas destinadas a satisfazer o requerimento apresentado pelo Sr. Deputado Alberto de Alarcão na sessão de 15 de Dezembro último, as quais vão ser entregues àquele Sr. Deputado.

Tem a palavra o Sr. Deputado Boboredo e Silva.