Par outro lado, permitiria uma programação capaz no sentido de uma reconversão de culturas rotineiras, reconversão que só traria benefícios para o agricultor. Isto mesmo poderia vir n reflectir-se na obtenção de um vinho verde de melhor qualidade.

A necessidade de formarão do empresários agrícolas e de trabalhadores especializados é factor que os técnico" consideram altamente importante. Para o efeito - e a ideia vem de há anos - interessaria criar um "centro de adestramento agrícola" que funcionasse fundamentalmente como um "centro, de formação de empresários" aptos a cultivarem, directa e tecnicamente, bem a terra, ao mesmo tempo que lhes permitiria, compreender melhor a necessidade de evolução a que a economia dos nossos tempos obriga.

Dizia eu que estávamos em presença de uma actividade sacrificada, mas muito mais ainda quando as explorações agrícolas ocupam áreas acentuadamente minifundiárias, sem disponibilidades financeiras capazes e sem condições do rentabilidade conveniente.

Constitui exemplo demonstrativo n pulverizado das explorações agrícolas da região, consequência de um parcelamento efectuado ao longo dos unos e que continua a processar-se.

Suponho que os números que uma vez trouxe a esta Assembleia, um intervenção que fiz pouco se devem ter alterado, e se aconteceu foi para pior.

Assim se distribuem as explorações agrícolas da região:

Se nos detivermos no conselho avisado dos técnicos de que "o limiar da rentabilidade das explorações agrícolas principia a volta dos 3,5 ha", pelos números expostos logo se deduz que 80 por cento do número de empresas agrícolas do distrito não correspondem ao mínimo suportável. Daqui se infere o interesse de fomentar o sistema de associações e de estudar a fundo as implicações de tal situação.

A política de preços e colocação de produtos não aspectos da maior relevância, e enquanto o agricultor continua a ser o eterno sacrificado, essa rede de intermediários, entre a produção e o consumo, é que vai amealhando substanciais lucros a custa do seu trabalho e do seu suor, som que se tomem as urgentes providências que se impõem.

lgo mais Haverá a dizer, e com certeza que algum dos meus colegas o fará.

Entretanto, sinto ser justo deixar aqui expressa uma palavra de gratidão ao Chefe do Governo e ao Ministro das Corporações pela decisão tomada, a qual há muito se impunha, da concessão de abono de família aos trabalhadores agrícolas.

O Sr. Pinho Brandão: - Muito bem!

O Orador: - Finalmente, uma palavra breve sobre a última parte em que se desdobra este aviso prévio e que respeita ao turismo, de notável incidência no desenvolvimento regional. Para quem conhece as potencialidades que toda esta vasta região encerra, quer nos seus recursos naturais e monumentais, quer pela" suas características actividades artesanais e folclóricas, quer ainda pelo colorido das suas festas, feiras e romarias, não é necessário romancear este apontamento.

O Secretario de Estado da Informação e Turismo, homem experiente, sempre atonto os problemas e conhecedor das necessidades de região, bem coadjuvado pelos directores-gerais mais ligados a tudo que ao turismo importa, está de tal modo integrado no problema que não necessita ser convencido.

A realização recente do Colóquio de Turismo e Termalismo do Norte, em Julho do ano passado algumas, valiosas comunicações que aí surgiram, a Apresentação da carta turística do distrito de "Braga e o estudo que está a ser elaborado relativamente a cartas turísticas para o Entre Douro e Minho -, demonstra o interesse que está a merecer à Secretora de Estado o fomento turístico do Norte.

maior afluxo turístico, não apenas quanto à saída do País, mas em relação à entrada, verifica-se pela fronteira de Valença, o que será consideravelmente acrescido com a abertura da fronteira da Portela do Homem. Criado o Parque Nacional do Geres e estando pronta à estrada de acesso do lado espanhol, não faltando o interesse por, parte das autoridades espanholas, todos aguardamos que do nosso lodo se removam dificuldades, se é que estas existem. A abertura da fronteira da Portela do Homem porá desde logo todo o noroeste de Espanha em ligação ao litoral nortenho do País, com as vantagens inerentes a toda a região.

Por tais motivos,, há que cuidar a sério da rede rodoviária, e em especial da auto-estrada Porto-Eamalicão Braga-Guimarães, ligação que se impõe seja realizada num prazo mais curto do que- aquele que está previsto. Aqui fica um vibrante apelo ao Ministro das Obras Públicas, engenheiro Bui Sanches, que por certo não deixará de se debruçar sobre tal premência.

Chegou a altura de se definir uma política de turismo.

A criação de um organismo a nível regional, onde se insiram as várias comissões municipais de turismo, a fim de promovei um turismo perfeitamente coordenado e orientado, sem minimizar as iniciativas locais, é outro problema a suscitar reflexivo.

Sr. Presidente: Espero confiadamente que este debate sobre o aviso prévio, se vier a generalizar-se, traga, com a inestimável colaboração dos colegas que nele intervierem, alguma contribuição para a valorização do admirável recanto do nosso Minho que é o distrito de Braga, mas também para toda a região em que se enquadra e para País.

Vozes: - Muito bem!

O orador foi cumprimentado.

O Sr. Oliveira Ramos: - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tem V. Ex.ª a palavra.

O Sr. Oliveira Ramos: - Sr. Presidente: Atendendo ao alto interesse do aviso prévio agora efectivado brilhantemente pelo ilustre Deputado Prof. Nunes de Oliveira requeiro a V. Ex.ª a generalização do debate.

O Sr. Presidente: - Concedo a generalização do debate. Vou encerrar a sessão. Amanhã haverá sessão à hora regimental, tendo como ordem do dia o debato do aviso prévio sobre os aspectos culturais, económicos e sociais do distrito de Braga.

Está encerrada a sessão.

ram 17 horas e 40 minutos.