A ser de outra maneira, fica em xeque a possibilidade de desenvolvimento e de progresso económico e social pela qual luta o povo minhoto, o mesmo é dizer a grei.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi cumprimentado.

O Sr. Costa Oliveira: - Sr. Presidente: Participando activamente no aviso prévio anunciado pelo nosso ilustre colega Prof. Doutor Nunes de Oliveira, no âmbito da orientação adoptada, permito-me dirigir a VV. Ex.ª com particular interesse, da atenção do Governo, para o programa que os Deputados pelo círculo de Braga - em quem a população confiadamente delegou a sua representação nesta Câmara como intérprete dos seus problemas e de todos os seus anseios -, que tudo farei para, com a maior dignidade e objectividade prática, me desempenhar da melhor forma no sentido de tornar claro e útil, a partir de uma análise tão fiel quanto possível, da sua potencialidade, seus problemas e suas justas aspirações.

Não posso alhear-me que, ao tocar em muitos dos aspectos relacionados com os problemas que vou apresentar, estes se revestem de interesse nacional, transcendendo, portanto, os que nos propomos agora tratar, os de características com incidência predominantemente regionais, e isto, não esqueçamos, em grande parte, com influência decisiva na sobrevivência local.

Sei, e não pretendo iludir ninguém, que ao invocar maior interesse no âmbito das actividades do meu distrito incorro numa natural reacção de rivalidade regionalista, mas gostaria que todos avançássemos um pouco mais, convencendo-nos de que o bem ou o mal do vizinho em nós se reflecte.

Pretendo dizer, e sem atentar contra a vossa magnitude, que, se todos fizermos um pouco mais de esforço pelo nosso torrão, melhor conseguiremos atingir o conjunto harmonioso e próspero, com natural reflexo nas regiões menos protegidas, que, como frequentemente aqui tem tido invocado, enfermam de dupla desgraça: a de serem pobres e abandonadas.

Que as condições climatéricas sejam desfavoráveis e variáveis ao longo do nosso território, todos sabemos que é uma obra da Natureza; agora, que no tratamento humano se abstenha de cuidar e atender, como é devido, o aproveitamento dessas regiões, sinceramente temos de nos lamentar, pagando caro, pela catastrófica opção dos seus habitantes em abandonar as suas terras em benefício de outras que lhes proporcionam melhores condições de vida, o que lamentavelmente entre nós se tem verificado com mais acentuado prejuízo, o de essa valorização ter efeito em terras estranhas, com as reconhecidíssimás consequências de um surto emigratório a todos os títulos lamentável - perda da terra, dos seus braços, da família portuguesa e suas too nobres tradições, com inevitável empobrecimento do País.

Nesta linha de pensamento, e com a natural preocupação ide português e empresário, muitas vezes, e agora mais frequentemente, tenho admitido, talvez com algum pessimismo, mas motivado por uma crescente vaga de acontecimentos, que, quer queiramos ou não, estamos envolvidos em duas guerras: uma territorial, provocada pela ganância externa, especialmente situada no ultramar.

Outra entre nós, aqui na metrópole, creio que para alguns desconhecida, mas de consequência não menos nefasta.

Não sou extremista nem pretendo perturbar mentalidades ou espíritos pacíficos, pretendo, sim, alertar todos aqueles que têm responsabilidades e se alheiam de que àquilo a que habitualmente apelidamos de retaguarda começa a tomar forma de frente e extremamente perigosa.

Estou certo, nem posso admitir o contrário, de que o Governo disto está consciente, e para tanto medidas adequadas tomará; no entanto, cabe-nos a todos um papel importantíssimo - o de contribuirmos para suster semelhante situação.

Feita a abertura da minha forma de encarar estas positivas realidades, proponho-me invocar na especialidade quais as principais actividades económicas do distrito de Braga, sua posição e carências.

Reconhecido, como é, o pólo de fixação e expansão industrial, pelo que representa e pelo que pode valorizar-se, 'com o propósito de me reportar, sem omissão ao sou actual potencial, enumerarei as mais representativas, pois. como é compreensível, muitas há que, embora careçam de atenção, se situam no âmbito artesanal, e disso outros se ocuparão.

Assim, temos:

Metalomecânica, abrangendo inúmeras de alto valor, como:

Fundições diversas;

Máquinas industriais;

Máquinas agrícolas;

Especialidades: cutelarias;

Relógios;

Contadores de água;

Pistões, etc.:

Motores;

Borracha: pneus e câmaras-de-ar;

Fios e tecidos, de algodão, fibras artificiais e sintéticas;

Malhas;

Fabrico;

Transformação;

Plásticos;

Embalagens;

Construção civil, cerâmica e madeiras;

Turismo;

Transportes, etc.;

e, com particular relevância, a tão valiosa e mal aproveitada lavoura, que no distrito representa preponderante posição em valor humano e económico-social.

Invocados que foram salvo omissão involuntária, procurarei apontar da melhor forma quais os principais problemas que ma generalidade são comuns, e seguidamente os na especialidade, como se impõe.

Problemas básicos comuns. - Falta de:

Mão-de-obra de qualidade;