Nas industrias predominaram as transformadoras.

O produto (117 984 000 contos) pode discriminar-se na forma seguinte:

Designação

Tem-se a impressão de descuido no produto mineiro. Em 1969 houve alguns prenúncios de actividade, e em especial da relacionada com o tungsténio. Mas a escassa cifra mantém-se em 512 000 contos.

As indústrias transformadoras não tiveram o progresso esperado em 1969. E é pena. Há campo largo para actividade ordenada ha esfera de acção destas indústrias. Basta uma simples leitura da tabela da importação para avaliar das possibilidades em matéria de fabricos internos. Não é só a imobilização de grandes investimentos em actividades de relação capital-produto sem grande interesse. O somatório de pequenos fabricos pode concorrer para, o produto industrial, além da influir mo equilíbrio dos pagamentos. No que se refere à agricultura, elementos à vista continuam a mostrar a sua decadência:

Comparam-se no quadro 03 produtos, em moeda corrente, da agricultura e das indústrias transformadoras.

Observe-se a queda da percentagem da agricultura, que de 22,8 por cento desceu para 15 por cento, enquanto as indústrias transformadoras subiram de 27,8 por cento para 34,8 por cento em 1956 e 1969.

A evolução da contribuição industrial, tal como se indicou acima, derivou do comportamento das indústrias transformadoras. O seu índice aumentou apreciavelmente. A percentagem na contribuição industrial (indústrias transformadoras e de construção) anda à roda de 1,5 por cento.

No quadro seguinte indicam-se as percentagens desde 1966:

Designação

(b) Indústria transformadora e construção (verba principal).

Não parece ser exagerada a percentagem, que não deve ter grande influência nos custos. Mas há a notar, para a sua determinação, a falta de elementos que se não contêm no quadro.

Origem da contribuição industrial Um apanhado geral das verbas relacionadas com o número de contribuintes e a verba principal permite organizar um quadro que oferece elementos sobre os diversos sectores que concorrem para a formação da contribuição industrial:

Designação

(a) Inclui as actividades mal definidas.

Em relação a 1968 o número de contribuintes diminuiu muito, para cerca de 885 000, de 887 000 em 1968. Mas a verba principal liquidada aumentou de quase 500 000 contos. Grandes aumentos caracterizam as indústrias transformadoras, e, em menor grau, o comércio, bancos, seguros e propriedade fundiária - de l 015 000 para 1 116 000 contos. Houve melhorias noutras rubricas, embora de menor relevo. A influência do comércio e indústrias transformadoras é muito grande, da ordem dos 80 por cento em 1969, prevalecendo o comércio, bancos e seguros, com 44,6 por cento, menos do que em 1968 (49,8 por cento).