Custo dos hospitais A maior despesa da Direcção-Geral (370 441 contos) refere-se ao custo dos hospitais.

A comparticipação da Direcção-Geral no Ministério (l 104 666 contos) é da ordem dos 33,6 por cento e de 50,4 por cento na despesa da Direcção-Geral.

A seguir indica-se o custo dos hospitais nos últimos anos:

Contos

Total

Os Hospitais de Lisboa consomem 58 por cento do custo dos hospitais, como se deduz dos números seguintes:

Contos

Hospital de Santa Maria 78 260

Outros hospitais 55 190

Aqui, como em outros passos do parecer, se nota a acentuação da posição de Lisboa e Porto. As duas cidades, em matéria de hospitais, consomem 77 por cento do total. Coimbra 8 por cento e o resto do País só 15 por cento.

As percentagens são as que seguem:

Designação

Contos

Percentagem

A despesa com o bom funcionamento dos hospitais tende a aumentar.

Estão em construção certo número de estabelecimentos hospitalares de carácter regional, que podem bem auxiliar os das cidades universitárias, em especial as de Lisboa. Mas a despesa com os hospitais da província deveria ser muito reforçada. Não vale a pena construir bons edifícios, adequados ao funcionamento dos hospitais regionais e sub-regionais, se não forem dotados com seguros elementos para prestar os serviços que lhes são cometidos. As Estatísticas Demográficas, publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística, referentes a 1969, apresentam profundas modificações de estrutura e de conteúdo que obrigam a alterar um pouco o esquema, se assim se pode chamar, que tem presidido a estes comentários em anos anteriores.

Assim, a Aludida publicação deixou de incluir os dados retrospectivos e comparativos, bem como os dados sobre óbitos segundo as circunstâncias e causas de morte e os referentes a partos, os quais passaram a figurar na nova publicação Estatísticas da Saúde.

Os apuramentos de síntese com que abrem as Estatísticas Demográficas incluem o cálculo da população residente a meio do ano, a sua distribuição distrital, etária e segundo o estado civil, e a indicação da população nas cidades de Lisboa e do Porto.

Estas estimativas surgiram numa altura em que se aproximava mais um recenseamento geral da população, e poderão, por isso, fornecer dentro de pouco tempo um teste. acerca do grau de segurança que tais previsões oferecem.

A população do continente e ilhas adjacentes estaria agora em cerca de 9,5 milhões, correspondendo 8 978 800 ao continente e 603 800 às ilhas.

Para Lisboa e Porto (cidades) indicam-se, respectivamente, 830 600 e 325 400. Mesmo que estas cifras se aproximem da realidade, o caso de Lisboa, sobretudo, assume hoje características radicalmente diferentes, embora já reveladas nos últimos recenseamentos, em virtude do crescimento desmedido da zona suburbana. O novo censo virá talvez criar definitivamente a consciência de que os problemas da capital não são já os da cidade propriamente dita, e que tudo quanto se referir a Lisboa terá de ser pensado em termos da dimensão real do aglomerado, com as suas extensões suburbanas.

A distribuição etária, admitindo a existência de 844 000 pessoas com 65 e mais anos, contra 467 000 revelados pelo último censo, traduziria uma aceleração substancial não só no número das pessoas idosas, mas igualmente na respectiva percentagem em relação ao total da população, visto esta crescer em ritmo muito mais lento.

Estas considerações cobrem aspectos, tais como o crescimento da população, a sua distribuição no espaço, a composição etária, etc., sobre os quais as conclusões do próximo censo se hão-de revelar decisivas para a correcta formulação dos problemas demográficos e económicos em termos de actualidade. O saldo fisiológico da população em 1969 registou uma quebra acentuada. Enquanto nos anos anteriores se revelara sempre superior à centena de milhar, no último ano limitou-se a 88 651.

Taxas de

Natalidade

Mortalidade

Saldos fisiológicos

Esta diminuição resultou das alterações registadas na natalidade e na mortalidade.

Quanto a esta última, o agravamento da taxa não suscita comentário especial, visto corresponder a uma