As receitas foram sempre maiores, com excepção de 1961. O abalo dos acontecimentos naquele amo traduziu-se nas contas. As despesas também diminuíram, embora por menor quantitativo.

A diferença entoe os aumentos de (receitas e despesas, ordinárias é errático, mias mantém-se a partir de 1966. Como se viu, foi de apenas, 21 600 cantos o de 1969. Convém dar uma resenha do comportamento das despesas ordinárias através dos índices, na base de 1988 igual a 100.

Ver-se-á no quadro que o índice de alimento em todo o ultramar se elevou a 2557 e que o índice compreendendo a metrópole desceu para 1199.

1955 ....

1962 ....

1963 ....

1964 ....

Como era de esperar, Angola ocupa o primeiro lugar, com um índice de 3634. Como se referiu acima, o índice das receitas (ultramar) elevava-se a 2418 e o de Angola a 3313, este inferior ao das despesas.

A comparação dos dois quadros de índices das receitas e despesas ordinárias é elucidativa.

Distribuição das despesas ordinárias As despesas ordinárias, num total de 15 009 703 contos, distribuem-se como segue, pelos diversos serviços das províncias:

Designação

Dívida da província ....

Classes inactivas ....

Administração geral e fiscalização ....

Serviços de Fazenda ....

Encargos gerais ....

Total ....

Há um capítulo que sobressai de todos os outros - o dos Serviços de Fomento. É neste capítulo que se contabilizam quase todos os serviços autónomos, pelo menos os de maiores volumes de despesas.

Os encargos gerais é outro capítulo a Crescer todos os anos - o que não devia acontecer, porque muitas das verbas que lhe são imputadas pertencem, na realidade, a outras rubricas.

À administração geral e fiscalização cabem 19,5 por cento das despesas ordinárias, com tendência, para aumento, na medida em que se desenvolverem os serviços que dela fazem parte. Estes três capítulos Serviços de Fomento, encargos g erais e administração geral e fiscalização - preenchem 76,2 por cento das despesas ordinárias.

Serviços autónomos Por ordem decrescente, os serviços autónomos de maior influência mas coutas são os de Moçambique, Angola e outros. Somam todos 5 725 221 contos, e 56,5 por cento pertencem a Moçambique. Deste modo, as despesas ordinárias podem tomar a forma seguinte:

Designação

Serviços autónomos ....

Total ....

Os aumentos das despesas próprias somaram 1 299 000 contos e 655 000 contos os dos serviços autónomos.

Fica mais clara a análise se se examirem as despesas destes serviços.