As receitas extraordinárias, constituídas por subsídios da (metrópole e saldos de anos económicos findos, preenchem 44,2 por cento das receitas totais. Esta percentagem tem aumentado. Dentro em pouco serão iguais às receitas ordinárias se não forem tomadas medidas no sentado de desenvolver a mataria tributária.
A seguir indicam-se as receitas extraordinárias durante um certo número de anos:
1952 ....
1962 ....
1963 ....
1964 ....
Vê-se a ascensão contínua dos empréstimos, com um máximo em 1969.
As despesas totais tiveram a seguinte origem:
Despesas extraordinárias ....
Total ....
O aumento das despesas, como (c)e vê no quadro, subiu a 43 070 contos, originado, quanto a despesas ordinárias, em 20 778 contos, e em 22 292 contos quanto a extraordinárias. Já se verificou que o aumento das receitas se fixou em 44 350 contos, sendo 22 058 contos nas ordinárias e 22 292 contos nas extraordinárias.
Designação
Dívida da província ....
Aposentações, jubilações, pensões e reformas ....
Administração geral e fiscalização ....
Serviços de Fazenda ....
Encargos gerais ....
Total ....
As três grandes verbas são as da administração geral e fiscalização, a dos encargos gerais e a dos Serviços de Fomento. Nestes últimos inscrevem-se as despesas dos serviços autónomos.
Os 20 778 contos de aumento distribuem-se por diversos serviços: os de administração geral e fiscalização, os de fomento e os das forcas armadas, predominando os dois primeiros.
Designação
Diferenças ....
Entre - a receita e despesa houve uma diferença de 27 036 contos que formam o saldo da conta, visto a receita e a despesa extraordinárias se contabilizarem por somas iguais.
Designação
posentados, jubilados, pensionistas e reformados ....
Encargos gerais ....
Total ....