gem há muitos anos! As receitas do capítulo são constituídas por muitas pequenas verbas. São ainda os emolumentos aduaneiros que produziram maiores receitas.

Domínio privado, indústrias do Estado e participação de lucros Neste capítulo as receitas são pequenas: passagens em navios do Estado, Imprensa Nacional (353 contos), renda do banco emissor (316 contos) e rendas de prédios urbanos (277 contas).

Reembolsos e reposições Os 7189 contos de receita deste capítulo tiveram a origem que se observa no quadro:

Designação

Subsidio da Administração do Porto ....

Compensação de aposentação Excessos de vencimentos liquidados a funcionários Reembolsos e reposições não especificados ....

Encargos de vários empréstimos ....

Contribuição para os encargos de assistência a funcionários ....

Total ....

A maior verba refere-se à compensação de aposentação (3677 contos). As despesas (foram maiores. O déficit nas aposentações é da ordem dos 3302 contos, inferior ao de 1968.

Consignações de receitas Este capítulo é avolumado pelas receitas dos serviços autónomos, que se elevaram a 63 341 contos em 1969.

A seguir indicam-se as receitas consignadas, que somaram 93 506 contos:

Consignação de receitas

Serviços autónomos:

, participações em receitas e em multas ....

Fundo de Defesa Militar ....

Parte dos saldos das contas de exercícios findos aplicada no pagamento de encargos ordinários. Parte do rendimento das concessões petrolíferas aplicada no pagamento da dívida ....

Total ....

O exame das verbas dá grandes aumentos, grandes na relatividade do capítulo, e entre eles está o selo nacional. Outros aumentos, além do dos serviços autónomos, são os provenientes de saldos da conta de exercício, aplicados em pagamentos ordinários, o que não está cento, e se fixaram a 16 475 contos. Continuaram na sua progressão ascendente as despesas ordinárias da Guiné, que se fixaram em 254 354 contos, mais 25 088 contos do que em 1968.

Adiante indicam-se as despesas e receitas ordinárias, assim como o grau de crescimento em relação ao ano anterior.