A melhoria do preço unitário do cacau, mantendo a alta do ano anterior, foi a causa do saldo positivo da balança comercial em 1969.

As condições climatéricas não parecem ter favorecido a produção daquele género tropical e de outros que com ele constituem a base da vida económico-financeira.

A produção de cacau desceu para 8979 t e foi uma das mais baixas desde 1959.

A produção de outros produtos de exportação não supriu a falha de cacau, embora se note ligeira melhoria na produção da copra e de café Arábica. Nas cotações do cacau mantiveram-se valores altos durante o ano, e a receita da exportação deste género, apesar de muito menor tonelagem, foi maior do que a do ano anterior.

No quadro seguinte dá-se a súmula das produções dos principais produtos de S. Tomé:

1939 ....

1962 ....

1963 ....

1964 ....

Vê-se que a produção de cacau desceu 1253 t, o que é muito numa economia que assenta na exportação deste género. Se não fora a sua alta cotação, a balança comercial fecharia com déficit, um acontecimento inédito da vida da província. As perspectivas da produção e preços indicam dificuldades futuras na balança do comércio.

Comércio externo As importações subiram muito, pois atingiram o valor de 224 856 contos. Mas as exportações mantiveram o alto valor de 1968. O excesso de importações foi absorvido pela maior valia nas exportações, derivada do preço unitário mais alto.

De modo que se manteve o tradicional saldo positivo na balança comercial. A importação aumentou de 42 329 contos, em relação a 1968, para 224 856 contos. As importações de S. Tomé e Príncipe são constituídas, na sua grande parte, por produtos alimentares e têxteis. Somando os produtos do reino vegetal, os produtos das indústrias alimentares e os têxteis, obtêm-se 45,5 por cento das importações. Os valores de 1969 foram afectados pelos acontecimentos do Biafra.

Adiante indicam-se as diversas secções pautais, com os valores e percentagens de cada uma:

Secções da Pauta

II) Produtos do reino vegetal ....

III) Gorduras e óleos gordos, animais e vegetais, produtos da sua dissociação; gorduras alimentares preparadas; ceras, etc. ....

IV) Produtos das indústrias alimentares, bebidas, etc. ....

VI) Produtos das indústrias químicas e das indústrias conexas ....