Há ainda algumas importações susceptíveis de serem reduzidas. Mas mão deve haver ilusões a este respeito: os totais da importação tendem a aumentar. E a sina dos países em evolução.

E Angola não foge à regra e é bom que assim seja, visto constituir prova de vitalidade. A (participação de novos produtos em grandes quantidades no comércio exportador influiu muito na estrutura das exportações. Constituída até há pouco, essencialmente, por produtos ocos, o café, os diamantes e outros, o valor unitário era relativamente alto. Mas em 1968, já se fez sentir a interferência dos minérios de feiro, acentuada em 1969. De modo que o valor unitário que atingira 3487$ em 1967 desceu para 1174$ em 1969 e a tonelagem exportada subiu de menos de 2 milhões de toneladas para quase 8 milhões.

O comércio de exportação desde 1950 consta, para certo número de anos, do quadro seguinte:

1962 .....

Na coluna dos números-índices nota-se a grande subida, de 189 em 1950 para 2909 em 1960.

Esta subida deve-se ao grande incremento nos minérios de ferro e um pouco aos produtos petrolíferos em bruto. Pode verificar-se a influência dos minérios de ferro no quadro seguinte:

1962 .....

Subtraíram-se às exportações as dos minérios de ferro nos anos indicados. Às cifras para 1969 desceram para menos de 3 milhões de toneladas e cerca de

8 289 806 contos. A descida no valor é muito menor, dado o pequeno preço unitário do minério.

O assunto seria ainda mais esclarecido se também se tivessem subtraído as massas de petróleo bruto exportadas. A variação na tonelagem exportada foi grande. Tem-se uma ideia aproximada do problema da produção, muito ligado ao da exportação, analisando as cifras do quadro que segue, que dá a tonelagem dos produtos mencionados :

Designação

Café ....

Farinha de peixe .....

Feijão ....

Açúcar ....

Algodão em rama .....

Sal não refinado ....

Bananas frescas ....

Melaço ......

Cimentos .....

Pastas (fabrico de papel) .....

Além dos minérios de ferro e do petróleo bruto intervieram com maior tonelagem diversas outras mercadorias, como a farinha de peixe, o milho, os cimentas, as pastas para fabrico de papel e outras.