Somando as importações destes três países, obtêm-se 2 778 472 contos, uma percentagem do total da ordem dos 30 por cento.

As exportações de Angola para estes países são menores, cerca de 2 408 936 contas, num total de 9 390 400 contos, cerca de 25,6 por cento. Os principais mercados de importação já mencionados enviaram os vaiares das mercadorias que se indicam a seguir:

Designação

Metrópole ....

Estados Unidos ....

As importações destes países consistem principalmente de material de transporte - automóveis, locomotivas, motores e outros - e maquinas e ferramentas. Outros países têm intensificado ultimamente as suas relações comerciais com Angola. Entre eles há os seguintes:

Designação

França ....

Bélgica-Luxemburgo ....

Moçambique ....

República da África do Sul ....

Itália ....

Japão. ......

Suíça ....

oruega ....

O Japão, com 423 866 contos, aumentou muito os suas vendas para a província, avizinhando-se de 5 por cento.

Este país compra minério de ferro, e, por enquanto, Angola ainda mantém saldo positivo. Nas exportações a metrópole, com 37,3 por cento, ocupa o primeiro lugar. A percentagem dos mercados estrangeiros diminuiu nos últimos dois anos, como se verifica no quadro seguinte:

Designação

Metrópole ....

Ultramar ....

Estrangeiro ....

As relações de Angola com as outras províncias são limitadas, mas tendem a melhorar. A metrópole e o ultramar tomam 40,6 por cento das exportações de Angola. Os maiores consumidores de produtos de Angola (em especial café) são os Estados Tinidos e a Holanda. A República Federal da Alemanha! melhorou muito as suas compras, mas aparece também nas importações já em primeiro lugar.

A seguir vem uma lista de mercados importadores de Angola:

Designação

etrópole ....

Estados Unidos ....

França ....

Bélgica-Luxemburgo ....

Itália. ....

Moçambique ....

Arábia Saudita ....

Canadá ....

República da África do Sal ....

Suíça ....

S. Tomé e Príncipe ....

Os produtos angolanos distribuem-se por grande número de países. A nova produção de ferro é tomada pelo Japão e Alemanha, e a farinha de peixe também é mercadoria de relevo neste último país.

No que se refere ao café, os Estados Unidos e a Holanda consomem mais de 2 100 000 contos. A lista dos consumidores de café é a seguinte:

Estados Unidos da América ....

Metrópole ....

Canadá ....

República da África do Sul ....

Antigo Sudão Anglo-Egípcio

Bélgica-Luxemburgo .... 1

Suíça ....

Tira-se a impressão do exame das produções angolanas que não há dificuldades de peso a opor-se à sua expansão. Talvez se possa dizer que faltam produtos de qualidade, concorrenciais.