A seguir indica-se a origem da receita dos serviços:

Designando

Caminhos de ferro ....

Portos e rios ....

Camionagem ....

Transportes aéreos ....

Total ....

O aumento de 149 264 contos proveio dos caminhos de ferro, transportes aéreos e de diversas explorações, com grande concentração nos caminhos de ferro.

A receita tem aumentado sempre. Nos últimos anos foi a que segue:

Apesar das dificuldades, as receitas destes serviços têm melhorado todos os anos. O exame da conta indica melhoria na receita do tráfego, de 1 916 037 contos em 1968 para 2 064 701 contos em 1969, mais 168 664 contos.

A receita total elevou-se a 2 597 658 contos; inclui 435 374 contos de saldos de anos económicos findos.

A origem da receita é a seguinte:

Receitas diversas de exploração ....

Reembolsos e reposições ....

Saldo de anos económicos findos ....

Estabelecimentos acessórios ....

Total ....

A receita é inferior à de 1968, por não haver empréstimos ou suprimentos (206 214 contos em 1968) e serem inferiores os saldos de anos económicos findos. As despesas somaram 2318938 contos, distribuídos como segue:

Administração ....

Exploração ....

Encargos gerais ....

Empréstimos e suprimentos ....

Estabelecimentos acessórios ....

Total ....

A conta apresenta o saldo de 278 720 contos, depois de se terem atendido às verbais paira fundos diversos no montante de 590 647 contos.

Análise das receitas O exame pormenorizado da vida financeira dos caminhos de ferro, portos e transportes permite individualizar as explorações lucrativas e deficitárias.

As cifras são as seguintes:

Designação

Lourenço Marques ....

Inhambane e Gaza ....

Moçambique ....

Beira ....

3302

Portos e rios:

Lourenço Marques ....

Inhambane e Gaza ....

Moçambique ....

Camionagem automóvel:

Lourenço Marques ....

Inhambane e Gaza ....