Pagamentos efectuados

(Em milhares de contos)

[...ver a tabela na imagem]

Fonte: Conta Geral do Estado.

Em relação aos mesmos tipos de emprestámos, também com as mesmas excepções e tomando como base os capitais em dívida em 31 de Outubro de 1971, apresenta-se no quadro XV a projecção para os próximos dez anos dos encargos respeitantes a juros e a amortizações.

(Em milhares de contos)

[...ver a tabela na imagem]

(a) Compreende a divida resultante da conversão de 1902, as obrigações 801 do Tesouro de 3 1/2 por cento de 1981 (Decreto-Lei n.º 44 60.1), ai promissórias pagamento de despesas em escudos com a construção da ponte sobre o Tejo (Decreto-Lei n.º 45044), as promissórias de 9 por cento de 1968 (Decreto n.º 49 410) ......

Actividade! da Junta Principais decisões tomadas pela Junta durante a gerência Em sessões extraordinárias pana o efeito realizadas, a Junta apreciou diversas obrigações gerais representativas de empréstimos e todas mereceram os eeus votos de conformidade, que serão transcritos adiante. A Junta decidiu que se fizessem durante o ano diversas aquisições de títulos, especialmente dos diferentes empréstimos consolidados e do amortizável externo de 3 por cento de 1002, para o Fundo de Regularização da Dívida Pública e para o Fundo de Renda Vitalícia. Na sessão do dia 29 de Julho, por ser a primeira (realizada depois do falecimento do Prof. Doutor António de Oliveira Salazar, o Sr. Presidente da Junta, na presença de todos os funcionários do organismo, evocou a figura daquele estadista que desempenhou os cargos de Presidente do Conselho de Ministros, de Ministro das Finanças e de diversas outras pastas, tendo exercido ininterruptamente funções governativos durante mais de quarenta anos.

Salientou as suas excepcionais qualidades postas ao serviço do País, desde que, em 1928, assumiu a pasta das Finanças, apontando-o como o restaurador das finanças portuguesas, do crédito do Estado e do prestígio da divida pública, como todos neste organismo tinham tido ocasião de verificar e de colher os correspondentes frutos e ensinamentos.

Evocou também os serviços prestados a Portugal nos demais sectores da administração pública, realçando especialmente os respeitantes à defesa da integridade nacional duramente ameaçada nos últimos anos por tantas forças hostis aos interesses superiores da mossa Pátria.