Cerca de 85,4 por cento das exportações referem-se a quatro secções, predominando a dos produtos alimentares (31,9 por cento).
De entre as exportações, o peixe ocupa o primeiro lugar, devido, em especial, às conservas. As bananas, que podiam ocupar melhor posição, reduzem-se a cerca de 10 000 contos. A seguir indicam-se as exportações dos principais produtos:
[... ver tabela na imagem]
Contos
A seca nos últimos anos é certamente responsável pela frouxidão na salda de alguns produtos.
Está provado não haver remédio eficaz e definitivo para a seca, pelo menos com os meios ao dispor do homem na actualidade.
Deve por isso fazer-se uma tentativa séria orientada para a exploração de recursos naturais não influenciáveis pelas contingências meteóricas - como o peixe, o turismo, as pozolanas e outras iniciativas de natureza industrial.
A exportação, que se limitou a 47 731 contos em 1970, repartiu-se por diversas zonas geográficas. Prepondera a metrópole, com 33 049 contos, como se verifica a seguir:
[... ver tabela na imagem]
Contos
O estrangeiro compra pouco. Vende muito mais do que compra.
Neste aspecto, o porto de S. Vicente ainda não preenche a função de elemento catalizador que lhe incumbe.
Balança de pagamentos
Em resumo, a balança de pagamentos pode exprimir-se da forma que segue.
[... ver tabela na imagem]
Contos
As incertezas da balança de pagamentos deduzem-se das cifras. Mas o saldo de 1970 é suportável. Não houve entradas do Estado, como indicam os números que seguem:
[... ver tabela na imagem]
Contos
Rubricas Entrada Saída Diferenças
Para mais Para menos
Já se nota, assim, a importância da emigração. Em 1970 há ainda a influência da conta "Outros serviços", com um saldo da ordem de 17 500 contos. Esta verba está relacionada com o movimento dos portos e tende a aumentar.
Nas receitas extraordinárias, formadas em sua quase totalidade por subsídios metropolitanos, deu-se uma diminuição de cerca de 11 060 contos. O seu total foi de 122 743 contos.
A seguir indicam-se as receitas totais:
[... ver tabela na imagem]
Contos
Nas receitas ordinárias há a influência dos serviços autónomos. Adiante se discriminará a origem destas receitas, que somaram 42 875 contos.