A pesca. no Sul ocupa já hoje muita gente. Aperfeiçoamentos recentes têm tornado mais progressivas as operações no mar e em terra.

O peixe á exportado sob a forma de conservas, farinha, seco e em outras modalidades. É neste sector da economia provincial que se deu o grande surto dos últimos anos. E foi em especial nos minérios de ferro e petróleo - no Sul e no Norte da província.

As produções talvez se possam considerar espectaculares. Subiram para mais de 6 milhões de toneladas no ferro e de 5 milhões de toneladas no petróleo.

Estas produções projectaram-se noutros ramos ida economia.

A seguir indicam-se as produções minerais em milhares de toneladas:

[... ver tabela na imagem]

Designação 1960 1970 Diferenças

Os diamantes, que suo tradicionalmente um dos alicerces do equilíbrio do comércio externo, ainda melhoraram. Os minérios de ferro são hoje produzidos em Cassinga (5 921 000 t). A diferença para a (produção total vem da mina de Saia, aio distrito de Malanje, e uma pequena quantidade do Cuanza Norte.

A exportação de ferro já se elevou a l 422 527 contos, apesar do baixo custo unitário.

No caso do petróleo bruto, a exportação subiu para 1 384 523 contos. Também se notam progressos nas industrias transformadoras, muito grandes em certos casos.

Dá-se a seguir uma resenha das produções, em contas, de algumas indústrias transformadoras:

Contos

Moagem e descasque (alimentação) 468 354

Conservas de peixe (alimentação) 529 500

Tabaco 385 636

Produtos químicos 696 002

E de salientar a produção de têxteis, que parece ter atingido mais de 1 milhão de contos, com um aumento muito grande em relação a 1969. Há progresso nas conservas de peixe, que se aproxima de 530 000 contos, e nas bebidas, que são uma das principais indústrias, sempre a crescer. Não é possível dar uma resenha muito completa sobre este sector da economia.

No texto adiante haverá que dar mais informações sobre caminhos de ferro, portos e outros serviços.

Por agora, fixa-se que o Caminho de Ferro de Moçâmedes transportou 6 455 000 t de minérios, o que é notável. O Caminho de Perro de Benguela também aumentou a carga transportada. Cerca de 146 113 t a mais.

Comércio externo O ano de 1970, em matéria de comércio externo, apresenta contrastes bem marcados com os anos anteriores. Alguns, como 1967 e 1968, tiveram saldos negativos. O saldo de 1969 foi positivo, mas pequeno. Em 1970, o saldo positivo atingiu l 563 434 contos.

Mas não foi só no saldo a diferença. A qualidade das mercadorias exportadas deixa antever uma gradual transferência de aptidões. Importou-se mais em tonelagem e exportou-se muito maior valor, a caminhar para cerca de 3 milhões de contos a mais do que em 1969, como se mostra no quadro seguinte:

[... ver tabela na imagem]

Designação Contos

De tudo resultou um valor unitário modesto. Com efeito, os grandes aumentos na tonelagem incidem sobre minérios ou produtos pobres - os de ferro e o petróleo natural. Se o valor unitário nos .exportações diminuiu muito, porque as quantidades exportadas subiram até ao ponto de terem ultrapassado os 12 milhões de toneladas, já outro tanto não aconteceu nas importações, em que aumentou o valor unitário de cerca de 852$. A influência deste aumento exerce-se sobre a tonelagem total de 912 113 t.

Os produtos minerais já hoje atingem ama soma muito alta na exportação. E o alto saldo positivo de 1970 é, em grande paute, devido ao surto de exportação de minérios, como se deduz dos números que seguem:

[... ver tabela na imagem]

Produtos minerais Contos

Note-se o grande aumento nos diamantes, minério de ferro e petróleo em bruto.

De resto, todos aumentaram, excepto o de manganês, que não teve grande significado.