portes e o da Junto Autónoma de Estrados de Angola, que teve a origem Adiante indicada.

A receita dos serviços e respectivas alterações constam do quadro:

[... ver tabela na imagem]

Designação Contos

O capítulo representa 87,8 por cento das receitas. Fixaram-se em 10 290 088 contos as despesas de Angola. Incluem-se nesta cifra as despesas ordinárias, próprios e as dos serviços autónomos, e as extraordinárias.

Discriminadas, suo as seguintes, nos dois últimos anos:

Designação Contos

Cerca de 50 por cento pertencem aos serviços próprios liquidadas pelas receitas gerais da província. As proporções nas despesas são como seguem:

Percentagem

Despesas ordinários próprios 51,1

Despesas ordinários dos serviços autónomos 25,8

Despesas extraordinárias 23,1

As despesas ordinários têm progredido todos os tonos muitas vezes com somas altas. O aumento de 1970 foi de 660 423 contos, que seguiu a diferenço, paro roais, de 797 722 contos, em 1969.

Mas a progressão também se dá mas despesas extraordinárias, constituídos, como é sabido, em grande parte, por empréstimos.

O acréscimo nos despesos tem sido coberto por aumentos nas receitas de cifras muito maiores, o que ocasiona saldos volumosos, ou excessos de receitas ordinárias, que acabam por pagar de despesas extraordinárias.

No quadro seguinte apresentam-se os receitas e despesos nos dois últimos anos:

[... ver tabela na imagem]

Designação Contos

O excesso de receita ordinária, superior ao das despesas, compensou estas plenamente. Foi de 389 566 contos.

O saldo entre as receitas e despesas ordinárias foi de 841 contos. Já só verificou acima que as despesas ordinárias compreendem as dos serviços provinciais ë outras e as dos serviços autónomos. A despesa ordinária elevou-se a 7 929 972.

Cerca de dois terços da despesa é gasta nos serviços privativos, fixando-se a dos serviços autónomos mo outro terço.

A despesa ordinária distribuiu-se como se indica no quadro seguinte:

[... ver tabela na imagem]

Designação Contos

A última coluna exprime as variações em 1970. Gastaram-se mais 988 733 contos do que o despendido em 1969, que foi (6941 239 contos). Nos últimos dois anos, o aumento de despesa foi da ordem dos 2 174 000 contos.

Os aumentos de 1970 incidiram. principalmente sobre os serviços de fomento e encargos gerais, além das despesas de administração geral, que sobem todos os anos por