A seguir indicam-se os elementos fundamentais para os diversos caminhos de ferro:

[.. Ver tabela na imagem]

Nota-se aumento de carga e passageiros devido à indústria mineira.

A safra maneira repercutiu-se no movimento dos portos. O porto de Moçâmedes manuseou 6 455 219 .t. No que respeita a outras explorações, é agradável o movimento dos transportes aéreos, que aumentou muito, nos passageiros e cargo transportada e nas horas de voo. Podam fornecer-se os números seguintes:

Exploração As ultimas actividades DO campo mineiro iniciariam uma revolução económica, que já está a sentir-se em certos regiões da província e principalmente do Sul, em Moçâmedes.

As receitas já sofreram em 1970 o embate de uma intensificação económica, que promete arada maiores frutos nos anos que hão-de vir. Elevaram-se a 1375 200 contos, mais 106 981 contos que em 1969. Este aumento de receitas é tanto mais de apreciar, visto que segue o de 1969 em relação a 1968.

Foi nos caminhos de ferro, como era de esperar, que se processou o maior acréscimo, como se verifica a seguir:

[... ver tabela na imagem]

Designação Contos

Nos caminhos de ferro, as receitas subiram 84 129 contos. Mas nos pontos também se nota alargamento nos números do tráfego, pois as suas receitas subiram de 77 640 contos.

Até na aviação se notam certezas de progressos financeiros, com receitas que melhoraram de 104 167 contos para 120 966 contos.

A valorização do caminho de ferro e porto de Moçâmedes é recente. Veio depois da descoberta das minas do planalto (de Cassinga e outras).

Os estudos sobre as possibilidades pecuárias do Huíla e os recentes trabalhos de irrigação hão-de intensificar o tráfego.

No quadro seguinte indicam-se as receitas, por direcção de exploração:

[... ver tabela na imagem]

Designação Contos As despesas subiram para l 370 494 contos. Espera-se que a progressão não continuará. Mais 203 363 contos de despesa do que no «no anterior é muito. Com algumas alterações, este aumento reduz-se a 109 646 contos, que respeitam directamente a exploração.

As cifras para as diversas direcções constam do quadro publicado adiante. Se algumas dessas cifras forem comparadas com as dos anos anteriores, logo se notam profundas alterações.

A direcção de Moçâmedes é boje a de maior despesa (277 614 contos), maior ainda do que a direcção de Luanda ,(220 796 contos). Também se pode registar com agrado o desenvolvimento do tráfego aéreo, acusado pelo aumento de receita e despesa.

O quadro vem a seguir.