Não foram gostos 535 000 contas, contra 179 000 em 1060. Á progressão é evidente, sobretudo nos graus médio industrial e comercial, e escolas industriais e comerciais.

Designação Contos

Estas últimas consomem mais de 80 por cento das despesas, mas restaria saber se no conjunto as verbas atribuídas são suficientes porá o enorme esforço que nos é exigido em termos de preparação de pessoal qualificado para as novos actividades industriais a montai- ou reorganizai.

É certo que se observa a generalização de estabelecimentos escolares do ensino técnico profissional na paisagem rural do Pais e, confrontando com alguns anos atrás, a sua frequência escolar.

Ou, como se afirma no notável parecer da Comissão de Contas Públicas desta Assembleia, uma vez mais subscrito pela pena ilustre do seu presidente e relator, engenheiro Araújo Correia:

À frequência intensificou-se, e muito, nas escolas comerciais e industriais. Agora já não é só nos grandes centros populacionais, como Lisboa e Porto, que aumento a frequência. As escolas comerciais e industriais, estão a ser procuradas em zonas relativamente pobres e em cidades ou vilas povoadas (era-o assim pelo menos até um passado relativamente recente). Assim possa ser aproveitada esta ansiedade de aprender canalizada para fins úteis. (Parecer, metrópole, p. 293.)

O Panorama actual é o seguinte:

Regiões e sub-regiões Número de escala Número de alunos

Vão-se multiplicando pelo interior estabelecimentos de ensino profissional, querendo arrancar os jovens a trabalhos prematuros para os levar à frequência de escolas mais de acordo com as novas necessidades da civilização e da industrialização do País.

É evidente que continua a manter-se a supremacia dos distritos de Lisboa, Ponto e Setúbal, onde, desde há muito, se tem concentrado a indústria; mas nestas últimas décadas vinha

Os últimos números, porém, parecem querer inverter uma desejável tendência:

A excepção do distrito de Coimbra, parece ser superior nesse primeiro ano escolar (1967-1968) a frequência destes estabelecimentos de ensino.

Ou terá havido alguma modificarão de critérios de apuramento ou erro de qualquer amanuense que coligiu e somou os dados?

É dúvida que bem desejaria ver esclarecida, e sobretudo conclusão que desejava viesse a ser desmentida.

Oxalá fosse assim.

Útil pode ainda ser, ainda, a comparação entre os números de alunos que frequentam os liceus e as escolas técnicas:

Regiões e sub-regiões Frequências