Sessão solene conjunta da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa para a posse de Sua Excelência o Presidente da República em 9 de Agosto

Sob a presidência de s. Exa. o Sr. Almirante Américo Deus Rodrigues Tomás, Presidente da República Portuguesa, que tinha à sua direita SS. Ex.ªs os Srs. Doutor Martelo Caetano, Presidente do Conselho, e Dr. Luís Supico Pinto, Presidente da Câmara Corporativa, da esquerda SS. Ex.ªs os Srs. Engenheiro Carlos Monteiro do Amaral Neto, Presidente da Assembleia Nacional, e Dr. José Osório Saraiva de Albuquerque, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, reuniram-se na sala das Sessões da Assembleia Nacional os Srs. Deputados à Assembleia Nacional e os Dignos Procuradores à Câmara Corporativa, nos termos do artigo 75.º da, Constituição Política, para o acto da posse do Presidente da República.

Estavam presentes SS. Exas. os Ministros da Defesa Nacional e do Exército, de Estado adjunto do Presidente do Conselho, do Interior, da Justiça, das Finanças e Economia, da Marinha, dos Negócios Estrangeiros, das Obras Públicas e Comunicações, do Ultramar, da Educação Nacional e das Corporações e Previdência Social e Saúde e Assistência; Secretários de Estado da Informação e Turismo, Aeronáutica, do Exército, do Tesouro, do Orçamento, da Agricultura, do Comércio, da Indústria, da Obras Públicas, das Comunicações e Transportes, do Trabalho o Previdência e da Saúde e Assistência; e Sub-secretárias de Estado do Tesouro, do Comércio, da Administração Ultramarina, do Fomento Ultramarino, da Administração Escolar , da Juventude e Desportos, do Trabalho e Previdência e da Saúde e Assistência.

Compareceram também s. Exa. Rev.º o Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro; o Corpo Diplomático acreditado em Lisboa; a Sr.ª D. Gertrudes Rodrigues Tomás, esposa do Chefe do Estado; as esposas de SS. Exas. os Presidentes da Assembleia Nacional, da Câmara Corporativa e do Supremo Tribunal de Justiça e esposas de SS. Ex.ª os Ministros, Secretários de Estado e Subsecretários de Estado; altas entidades civis e militares e muitas outras pessoas do maior relevo na sociedade portuguesa.

Às 11 horas deu entrada na Sala S. Exa. o Presidente da República. O cortejo abria com dois Secretários do Protocolo do Estado, seguidos dos Srs. Costa Brochado e Dr. Hélder de Mendonça e Cunha, respectivamente secretário-geral da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa e chefe do Protocolo do Estado. Após S. Ex.ª o Presidente da República iam SS. Ex.ªs os Presidentes do Conselho, de Assembleia Nacional, da Câmara Corporativa e do Supremo Tribunal da Justiça; as delegações parlamentares, constituídas pelos Srs. Deputados Armando Júlio do Ribeiro e Silva, João Ruiz de Almeida Garrett, João Nuno Pimenta Serras e Silva Pereira, Amilcar da Costa Pereira Mesquita e José Coelho de Almeida Costa, a pêlos Dignos Procuradores José Frederico do Casal Ribeiro Ulrich, Latis Maria da Câmara Pina, Bento de Mendonça Cabral Parreira do Amaral, Emílio de Oliveira, Mortens e Ernesto Fernando Cardoso Paiva; e os membros das Casas Civil e Militar do Chefe do Estado.

Constituída a Mesa, o Sr. Presidente da Assembleia Nacional declarou aborta a cessão em nome de S. Ex.ª o Presidente da República, acrescentando:

O Presidente da República eleito, Sr. Almirante Américo Deus Rodrigues Tomás, vai prestar o seu juramento, como determina a Constituição, e ficará assim investido no cargo.