Autorização das receitas e despesas para 1973

1 - Tendências gerais da evolução conjuntural

1. Em 1972 tem vindo a assistir-se a uma recuperação da actividade económica global nos países industrializados do Ocidente. Esta evolução conjuntural reflecte a incidência das medidas de carácter expansionista que começaram e ser adoptadas, em face das reduzidas taxas de utilização da capacidade produtiva e dos elevados níveis de desemprego prevalecentes na parte final de 1971.

A expansão da actividade produtiva intensificou-se, assim, na generalidade dos países ao longo do ano, impulsionada em particular pela, viragem conjuntural da economia norte-americana. Para o conjunto dos Estados membros da O. C. D. E. o produto nacional em termos reais, depois de crescer apenas de 8,3 por cento em 1971, deverá revelar no corrente ano, de acordo com um estudo recente daquela organização, uma cadência de aumento da ordem dos 5 por cento, que não difere sensivelmente da média registada no último decénio.

As perspectivas sobre o nível da actividade económica naquela área permitem admitir, dado o restabelecimento de uma confiança relativa no domínio dos pagamentos internacionais, que o ritmo de expansão se acentue até ao final de 1972, sendo de prever que a actual tendência conjuntural prossiga no 1º semestre de 1978 com um crescimento da produção à taxa anual de 6 por cento.

A acentuação do ritmo de expansão económica tem vindo a permitir apreciável redução do nível de desemprego, embora seja de admitir que este, no decurso dos próximos meses, se mantenha ainda relativamente elevado nalguns países, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

2. A evolução conjuntural recente parece ter acusado o reflexo das medidas tomadas nos últimos anos para conter a alta dos preços. Para além da utilização da política monetária e orçamental como meio de eliminar o excesso da procura, observa-se um recuso cada vez mais pronunciado a intervenções directas de controle dos preços. Deste modo, o comportamento dos preços revelou relativa melhoria a partir do 2.° semestre de 1971, não obstante a subida verificada nos de bens alimentares, explicável em parte por factores estruturais. Para essa melhoria contribui em larga medida o congelamento temporário dos preços e dos salários nos Estados Unidos a partia de meados de Agosto de 1971.

Segundo o mencionado estudo da O. C. D. E., estima-se que para o conjunto dos seus países membros o ritmo de aumento dos preços em 1972 se situe em 4 2/4 por cento, contra 5 1/2 a 6 por cento nos dois anos anteriores. Além da tendência para maior moderação que têm patenteado as negociações de salários em alguns países, a recuperação do ritmo da actividade económica permitirá conseguir uma progressão da produtividade, que tenderá a travar a subida dos custos, devendo ainda manter-se limitadas, no seu conjunto, as pressões exercidas pela procura.