acentuado que o de 1971, em paralelo com a evolução da conjuntura económica no conjunto dos países ocidentais.

Além da recuperação observada na produção agrícola, a actividade nas industrias transformadoras, no sector da electricidade e nos serviços continuou n expandir-se de forma apreciável. Não terá sido, porém, satisfatório o comportamento em 1972 nos sectores da pesca e das indústrias extractivas.

Em resultado das providências que têm sido tomadas para dinamizar a produção e os investimentos produtivos, espera-se que a expansão da actividade económica nacional venha a intensificar-se no próximo ano. Como motor do processo de crescimento económico, o sector industrial deverá manter uma cadência de expansão elevada, devido especialmente ao desenvolvimento das indústrias químicas, metalomecânicas e eléctricas.

12. Agricultura, silvicultura e pecuária. - Conforme revelam os estimativas oficiais, observam-se, no corrente ano, acréscimos apreciáveis em algumas da s principais produções agrícolas, em especial nas de arroz, batata, azeite, frutos e produtos hortícolas. Deste modo, e deste modo não obstante a quebra estimada para a maioria dos cereais, vinho e leguminosas, é de admitir que o produto originado na agricultura ultrapasse o nível obtido em 1971.

Principais produções agrícolas e florestais

(a) Expressas em milhares de toneladas, excepto para o vinho e azeite (em milharás de hectolitros),

Fontes: Instituto Nacional de Estatística e organismos de coordenação económica referidos.

Como resulta do quadro anterior, a colheita de trigo, embora seja sensivelmente inferior a da campanha de 1971, situa-se em nível sensivelmente ao da média do último decénio. No tocante à produção cerealifera, é ainda de mencionar que, em comparação com o ano precedente, denunciam ligeiro decréscimo es produções de milho e centeio. Ao contrário, na colheita de arroz observa-se uma significativa recuperação, depois da quebra registada em 1971.

De igual modo, as estimativas disponíveis mostram que na produção da batata ultrapassa quer o resultado da campanha precedente, quer a média do último decénio.

Tal como no ano anterior, a produção de vinho terá diminuído de forma acentuada, prevendo-se que seja a menor dos últimos dez anos.

Por sua vez, a produção de azeite, embora continue a situar-se num nível bastante inferior ao que se tem verificado, deve manter sensivelmente sua presente campanha.

Prosseguiu no ano em curso o desenvolvimento das culturas de produtos hortícolas, nomeadamente dos destinadas a industrias. Em particular, a produção do tomate, após a contração observada anteriormente tem vindo a revelar nítida progressão. Quanto as culturas de sementes utilizadas na indústria de óleos alimentares, a produção da semente de cártano foi afectada pelas condições climatéricas, devendo baixar para quase metade da obtida em 1971, enquanto a da semente de girassol se manteve práticamente estacionária relativamente à actividade pecuária, é de admitir que em 1972 a produção, no seu conjunto, excedia a do ano transacto, apesar de se manter relativamente estacionária a tonelagem global de reses abatidas. De facto, no 1.° semestre deste ano, ao decréscimo observado no abate de godo bovino e ovino opôs-se considerável aumento na tonelagem de carne de gado suíno, à semelhança do comportamento registado em 1971. Saliente-se, porém, que a variação apontada para o gado bovino corresponde a uma melhoria da situação, que vinha a caracterizar- se por um volume excessivo de abates em relação ao aconselhado pêlos efectivos existentes. Continua, por outro lado, a observar-se a redução dos efectivos do gado ovino, com sensível influência na produção de carne e de lã. As medidas tomadas para debelar a peste africana têm permitido o desenvolvimento da criação de suínos.

Em face do aumento dos efectivos produtores e da melhoria operada nas condições de alimentação, prevê-se que a produção de leite venha a revelar acréscimo no corrente ano. Tem prosseguido ainda o crescimento da oferta de produtos agrícolas, permitindo um comportamento regular dos preços.

O produto formado na silvicultura deverá registar considerável aumento em 1972, a avaliar pelas estimativas respeitantes à extracção de cortiça e de resina e à produção de material lenhoso. Pesca. - No ano em curso a actividade da pesca parece ter sofrido ligeira contracção. De acordo com os