(Milhares de contos)

Para o desenvolvimento da actividade de financiamento do Banco de Fomento tem vindo a concorrer, em particular, a rápida expansão dos depósitos a prazo, que se elevaram de 23,6 por cento no decurso dos primeiros oito meses deste não, continuando a corresponder-lhes elevada participação no conjunto dos recursos financeiros da instituição.

A fim de Esforçar e diversificar a capacidade de intervenção do Banco como instrumento dá política de desenvolvimento económico, foram publicados recentemente novos estatutos, depois de efectuados os ajustamentos exigidos pelas modificações ocorridas no condicionalismo económico- financeiro do País, a par de adequadas alterações aconselhadas pela experiência adquirida. Importa analisar também o modo como tem evoluído no corrente ano o mercado de títulos.

Os elementos de que se dispõe permitem concluir que se intensificou a movimentação de capitais, especialmente no mercado de acções.

Conforme, mostra o quadro que a seguir se apresenta, após um ligeiro aumento observado em 1971, o montante das emissões de acções efectuadas de Janeiro a Outubro deste ano ascendeu a 5513 milhares de contos, o que corresponde a perto do triplo do valor, registado em igual período de 1971. Dentro da orientação que tem sido seguida no sentido de promover uma melhoria do funcionamento do mercado, continuou o Ministério dos Finanças a insistir paira, que fosse oferecida à subscrição pública uma parcela tão ampla quanto possível das novos emissões de acções.

O volume das emissões de títulos de rendimento fixo, por sua vez, embora registe um aumento sensível no período em exame,- não pode considerar-se significativo, quer em- valor absoluto, quer interpretado numa perspectiva temporal adequada e denuncia, nomeadamente quando se confronta com & evolução ocorrida no- tocante às acções, um acentuado desinteresse do público em geral pelos títulos de obrigação que usualmente se oferecem no merendo.

Emissão de acções e obrigações

(Milhares de contos)

O montante total do capital das sociedades constituídas elevou-se no decurso do 1.° semestre do corrente ano a 8105 milhares de contos, ou seja, mais do dobro do que se verificara em igual período de 1971. Este comportamento ficou a dever-se, essencialmente, ao aumento dos capitais relativos à constituição de sociedades no sector das indústrias transformadoras (+830 milhares de contos) e no agrupamento «Comércio, bancos, seguros e operações sobre imóveis» (+ 723 milhares de contos). Registou-se, por outro lodo, no mesmo período, um aumento diminuto no capital das sociedades dissolvidas.

Paralelamente ao movimento ascensional observado nas emissões de títulos, o valor global dos títulos transaccionados revelou um incremento particularmente vultoso no 1.° semestre de 1972, atingindo cerca de 3424 milhares de contos, ou seja, quase o dobro do valor registado no período homólogo do ano anterior. Nesta evolução influiu fundamentalmente o aumento do valor total das transacções de acções, que assumem posição preponderante no conjunto dos títulos negociados.

Embora as quantidades de títulos vendidos hajam crescido de forma acentuada, o referido comportamento dos transacções expressas em valor reflecte, em boa parte, o nítido movimento ascendente dos cotações de acções, que tem vindo a observar-se a partir de Setembro de 1971.

Com efeito, o índice geral de cotações de títulos de rendimento variável movimentados na Bolsa de Lisboa evidenciava, no más de Agosto passado, um aumento de 38,5 por cento, em relação a igual mês de 1971. Esta variação resultou particularmente da valorização ocorrida nas cotações das acções de empresas industriais, seguradoras e bancárias. Relativamente aos títulos de rendimento fixo, os respectivos índices revelam que, entre Agosto de 1971 e _ Agosto deste ano se mantiveram estacionarias as cotações quer dos da dívida pública, quer das obrigações de empresas privados..

7 - Comércio externo Nos primeiros oito meses do corrente ano, o comércio externo da metrópole acusou intensificação relativamente a igual período do ano anterior. Para esta evolução contribuiu fundamentalmente o comportamento mais favorável da actividade económica nos países membros da O, C. D. E., área que, no período em análise, forneceu cerca de 75 por cento das importações e absorveu 79 por cento das exportações totais do continente e ilhas. Também terá exercido influência sobre o aumento dos valores transaccionados a elevação contínua dos preços na generalidade dos países europeus. Contudo, este último factor terá tido maior efeito sobre o valor dos