Os Estados Unidos da América ocuparam, no período considerado, o terceiro lugar entoe os países fornecedoras da economia portuguesa. O aumento substancial (81.4 por cento) do valor das mercadorias daí provenientes ficou a dever-se, em grande parte, à compra de aviões, acima mencionada. Como as nossas exportações para esse mercado aumentaram a ritmo sensivelmente mais modesto (12,4 por cento), assistiu-se a um amplo agravamento do correspondente déficit.

Às permutas comerciais com a Espanha manifestaram no período em exame apreciável desenvolvimento, embora o desequilíbrio continue a aumentar em desfavor dos produtos portugueses No ano que decorre, as relações comerciais da metrópole com o ultramar acusaram um pesado saldo negativo, como consequência, em grande parte, das restrições que se tornou necessário decretar para dar solução ao problema dos pagamentos interterritoriais.

Assim, o déficit comercial com as províncias ultramarinas atingia, no final de Agosto, cerca de 1400 milhares de contos, determinado essencialmente por uma redução acentuada do valor das mercadorias destinadas a Angola e Moçambique, em especial ao primeiro destes Estados.

Comércio do continente e ilhas adjacentes com o ultramar

Ao efeito referido juntou-se um acréscimo apreciável (22,7 por cento) do valor dos produtos provenientes dos territórios ultramarinos, nomeadamente de Angola. Deste modo, o déficit da metrópole em relação ao mesmo Estado totalizava já, no final de Agosto, quase 2 milhões de contos. Relativamente a Moçambique, assistiu-se a uma diminuição dos valores dos fluxos comerciais em ambos os sentidos, mantendo-se, todavia, um superavit a favor da metrópole, que atingiu 218 mil coutos.

8-Balança de pagamentos da zona do escudo Para 1972, os elementos de que se dispõe sobre a balança de pagamentos referem-se apenas ao 1.° trimestre, pelo que se mostram insuficientes para neles se basearem inferências relativamente seguras sobre a evolução anual das relações económicas externas. Efectivamente, os indicadores com que se pode contar neste domínio são os saldos da balança cambial do Banco de Portugal, que, à semelhança do ano precedente, se têm apresentado francamente positivos.