(Saldo total em milhares do contos)

Pelo quadro anterior pode observar-se que esses saldos têm vindo a denunciar ao longo do ano tendência nitidamente ascendente, com valores que ultrapassaram de modo sensível os apurados nos meses homólogos de 1971, a' excepção do mês de Maio, em que registou um superavit inferior. Em Agosto o saldo positivo acumulado elevava-se a 5665 milhares de contos, montante que excede em cerca de 2 milhões de contos o registado em igual mês de 1971.

À evolução indicada reflectiu-se no aumento das disponibilidades em ouro e divisas, nomeadamente das existentes no Banco Central, as quais, desde o início do ano até 20 de Setembro, subiram cerca de 7230 milhares de contos.

Deste modo, e à semelhança do ano transacto, é de admitir que a balança de pagamentos da zona do escudo venha a saldar-se por elevado excedente, não obstante o amplo, déficit que se formará nas transacções comerciais com o estrangeiro e que para a metrópole, como já se disse, atingia 14 369 milhares de contos no fim de Agosto. Tal como sucedeu nos últimos anos. para o comportamento favorável das relações económicas externas deverão concorrer, em proporção apreciável, as remessas de emigrantes, bem como as receitas derivadas do turismo.

E igualmente de admitir que as entradas de capitais venham a exercer influência naquele excedente. Os resultados da execução orçamental na gerência de 1971 traduziram-se numa progressão das receitas ordinárias a uma taxa inferior à verificada no ano precedente, que fora influenciada por circunstâncias de carácter acidental e pelo prosseguimento da expansão das despesas públicas totais a ritmo elevado, devido especialmente ao impulso imprimido à realização de investimentos.

Registou-se, com efeito, uma taxa de acréscimo das receitas ordinárias de 8,6 por cento, contra 20,7 por cento em 1970. Este comportamento explica-se, particularmente, pelo menor ritmo de crescimento dos impostos directos e indirectos, para o que concorreram os ajustamentos introduzidos ultimamente na legislação tributária, e bem assim a concessão de amplos- benefícios fiscais e o progressivo desarmamento aduaneiro.

A evolução dos impostos directos na gerência de 1971 foi influenciada pela contracção das cobranças da contribuição industrial, como resultado, em porte, da diminuição da respectiva taxa. Alam disso, observou-se uma progressão muito menos acentuada das receitas dos impostos profissional e complementar.

Por sua vez, nos impostos indirectos o acréscimo de cobranças situou-se em nível inferior ao registado em 1970, para que tinham contribuído cobranças de receitas correspondentes a gerências anteriores. Saliente-se ainda o reduzido acréscimo das receitas provenientes de direitos de importação, que se explica fundamentalmente pêlos efeitos de compromissos assumidos pelo País nas relações económicas externas. Observaram-se, no entanto, avultados aumentos nas cobranças do imposto de transacções e, em menor escala, do imposto do selo e estampilhas fiscais.

Execução orçamental

(Em milhares de contos)