O Sr. Presidente: - A Assembleia Nacional fez seus os votos propostos pelas Comissões de Finanças e de Economia, em complemento da votação da lei de autorização de receitas e despesas para 1974.

Srs. Deputados: Como não tenho de marcar sessão para amanhã e como, constitucionalmente, assim, só nos voltaremos a reunir no dia 15 de Janeiro, é agora ocasião de apresentar a VV. Ex.ªs os meus cumprimentos de despedida, os meus votos de festas felizes nos vossos lares, os meus votos de prosperidades pessoais e políticas para o próximo ano de 1974.

Mas, antes disso, não quero deixar de me congratular vivamente com todos VV. Ex.ªs pelo magnífico trabalho desenvolvido pela Assembleia Nacional neste primeiro período. Foram-lhe apresentadas duas tarefas: uma, que, por tradicional, não deixa de ser muito vultosa, outra, que as circunstâncias tornaram particularmente ingente. A Assembleia Nacional soube haver-se, nessas tarefas darei a VV. Ex.ªs, falando como já velho parlamentar -, com excepcional brilho. Foi realmente além do que seria normal exigir-lhe, e todos nós devemos considerar-nos enriquecidos pelo crédito que sobre esta Assembleia daí advém. A Assembleia fez mesmo mais - fez a demonstração pública, contra temores que tinham sido expressos em certos meios, talvez não só objectivamente, de que o trabalho legislativo continua a não se confinar ao seio das comissões, embora tenha feito, ao mesmo tempo, pelo seu aproveitamento do trabalho das Comissões, demonstração não menos brilhante da utilidade, da necessidade, do valor dos estudos concentrados que nessas comissões se pode efectuar.

Não me alongarei mais, Srs. Deputados. É tarde. VV. Ex.ªs estão fatigados por uma semana de intenso trabalho.

Mas podemos todos ir para este intervalo das sessões parlamentares convencidos de que, se trabalhámos muito, VV. Ex.ªs trabalharam bem.

A próxima sessão será no dia 15 de Janeiro, tendo como ordem do dia a eleição das Comissões de Negócios Estrangeiros, Trabalho, Previdência, Saúde e Assistência.

Para o novo ano, os meus votos de festas felizes e de próspero ano, que, com a permissão de VV. Ex.ªs, estenderei também a todos os funcionários que colaboraram no trabalho da Assembleia dentro desta Casa, com o zelo de que VV. Ex.ªs já se puderam perfeitamente aperceber - com zelo, com dedicação, sem conhecerem horários nem limites de tempo, sempre prontos, sempre eficientes; e aos representantes dos órgãos de comunicação pública, que continuam a ser os transmissores mais imediatos para o País das nossas aspirações, das nossas decisões, dos nossos anseios. Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas e 45 minutos.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Alberto da Conceição Ferreira Espinhal.

Álvaro Mendonça Machado de Araújo Gomes de Moura.

Álvaro Pereira da Silva Leal Monjardino.

Aníbal de Oliveira.

António Alberto de Meirelles Campos.

Assahel Jonassane Mazula.

Augusto Domingues Correia.

Fernando Dias de Carvalho Conceição.

João António Teixeira Canedo.

Jofre Pereira dos Santos Van-Dúnem.

José de Almeida.

José Coelho Jordão.

José Fernando Nunes Barata.

José João Gonçalves de Proença.

Lopo de Carvalho Cancella de Abreu.

Luís Augusto Nest Arnaut Pombeiro.

Manuel José Archer Homem de Mello.

Manuel Valente Sanches.

Rómulo Raul Ribeiro.

Tito Manuel Jeque.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Álvaro Filipe Barreto de Lara.

Fernando Guilherme Aguiar Branco da Silva Neves.

Francisco José Correia de Almeida.

Francisco José Roseta Fino.

João Nuno Pimenta Serras e Silva Pereira.

Joaquim António Martins dos Santos.

José da Silva.

Júlio Alberto da Costa Evangelista.

Manuel Afonso Taibner Morais Santos Barosa.

Manuel Fernando Pereira de Oliveira.

Manuel Homem Albuquerque Ferreira.

Oscar Antoninho Ismael do Socorro Monteiro.

Sebastião Alves.