arrancada do futuro, trilhando o caminho mais directo para se tornar uma grande potência mundial, com o pensamento no progresso e no bem-estar do seu povo.

Na sua mensagem, após a eleição, o general Geisel foi suficientemente claro e preciso nas considerações que fez a propósito do mandato que lhe fora confiado.

Não temos dúvidas quanto se irá ficar a dever à sua fidelidade aos princípios da revolução, ao seu reconhecido patriotismo e às suas qualidades de inteligência, de carácter e de acção, que o guindaram à chefia da maior e mais próspera nação da América Latina.

Portugal sempre acompanhou, com todo o interesse, a evolução do Brasil, onde milhares de portugueses vivem e trabalhem lado a lado com os seus irmãos brasileiros, engrandecendo a sua segunda pátria, mas sempre com o pensamento na sua terra natal.

Tornou-se mais efectiva a Comunidade Luso-Brasileira, definitivamente firmada durante os mandatos dos presidentes Mediei e Américo Tomás e no Governo do Prof. Marcelo Caetano. A Comunidade será cada vez mais forte e os laços que unem Portugal ao Brasil serão mau intensos, pela certeza de que, no mundo, só a estas duas nações, embora separadas pelo mar Atlântico, foi dado o privilégio de se manterem unidas nos seus princípios fundamentais, alicerçadas na mesma língua, na mesma história e na mesma civilização, que lhes compete defender com a maior firmeza e coragem.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Creio que terá o incondicional apoio de VV. Ex.ª a saudação que daqui envio ao homem ilustre que, brevemente, assumirá tão elevadas funções, desejando-lhe os maiores e mais sinceros votos de felicidades no desempenho da missão de que vai ser investido.

Vozes:- Muito bem, muito bem!

O Sr Moreira Pires: - Sr. Presidente, Srs. Deputados Um facto memorável, um acontecimento deveras transcendente para o distrito de Bragança -a criação e instalação da Escola Normal Superior)- obriga-me a tomar a palavra nesta Câmara.

Como representante do povo que me outorgou pelo sufrágio a sua representação, eu sinto em mim todo o peso e expressão dessa representatividade para em seu nome erguer a minha voz num momento tão significativo.

As gentes do meu distrito exultaram com a criação da Escola Normal Superior e agora vibram intensamente de regozijo ao ver materializar-se a disposição legal da sua criação, ao viver o primeiro momento da sua instalação, a que o Ministro da Educação Nacional quis dar o brilho da sua presença.

Mercê de certas influências criou-se em alguns meios da opinião pública um critério de apreciação do labor dos Deputados em que só são valorizadas as atitudes de rebeldia contra o Governo Há quem pareça defender mesmo a ideia de que a viri lidade retórica constitui, em exclusivo até, a expressão de utilidade ou eficácia mais acabada.

Tem-se cultivado em determinados sectores a rebeldia como única expressão de independência ou de fortaleza da personalidade ou ainda prova de coragem. A sonorização programada dá-lhe em comprimentos de onda interna e internacional a projecção que eventualmente possa servir determinados objectivos, até na melhor das intenções...

Singelas fermentações intelectuais de complexos, motivados por alguma frustração pessoal ou de grupo, não podem ser confundidos com a abertura de espírito, generosidade ou natural ânsia de participação a que todos têm incontestável direito, para que cada vez mais Portugal seja de todos os portugueses.

A verdadeira independência - neste mundo em que cada vez mais dependemos uns dos outros -, a verdadeira independência, dizia eu, cria no homem um sentido de responsabilidade integral e obriga-o a criticar quando entende haver motivo justo e por imperativo de consciência, como lhe impõe a obrigação de agradecer e louvar sempre que haja razões válidas para tal.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Já um dia tive oportunidade de escrever que se a ingratidão marca os homens, a falta de espírito de justiça tolhe-os.

As gentes do meu distrito, ao rejubilarem nesta hora alta da expansão do ensino, fazem-no com redobradas razões.

Uma das características dos Bragançanos, como dos Trasmontanos, é de longa data a sua propensão para o estudo, e a percentagem de população escolar em Bragança é por de mais significativa, constituindo mesmo dos mais acentuados índices de todo o Mundo.

O atraso da nossa região e a dureza que caracteriza a sua vida levam o Trasmontano a procurar num curso também a fuga à vida dura da terra, onde o conforto ou é utopia ou um sonho longínquo.

Os sacrifícios que para muitas famílias representa mandar os filhos a estudar, como se diz na região, constituem autêntica prova de estoicismo do mais heróico.

É no cadinho da dificuldade e da luta dura que o carácter se enrijece e o ânimo de alma se desenvolve e retempera e a personalidade se burila.

Os emigrantes partiram aos milhares e os seus filhos com mais facilidade estão aproveitando por um lado a melhoria económica conseguida e por outro a concomitância com a expansão do ensino.

Tenhamos presente o testemunho bem expressivo e válido, como hoje se diz, dos trasmontanos que se foram de longada pelas quatro partidas do Mundo e que constituem garantia de que as novas gerações, usufruindo de melhores condições e maiores facilidades de acesso, serão presença valorizada e altamente positiva, digna das melhores tradições.

A plêiade de intelectuais trasmontanos que em gerações sucessivas emolduraram a galeria de honra no campo da inteligência e do espírito trasmontano constituem raro e invejável privilégio.

Das altas patentes das forças armadas às cátedras universitárias mais prestigiadas ou às cadeiras do Poder e da governação encontramos com rara abundância e expressivo brilho vultos ilustres de trasmontanos.