Só assim a democratização do ensino poderá ser uma realidade e poderemos caminhar ao lado das nações que mais procuram progredir no campo educacional.

O papel que a Universidade de Évora irá ter será simultaneamente universalista e regional», como afirmou o magnífico reitor no acto solene da sua investidura.

S. Ex.ª o Ministro da Educação Nacional, nesse mesmo acto solene, referiu ainda que s... os projectos de desenvolvimento, intimamente ligados aos interesses das suas gentes, determinarão um mais elevado grau às todos na riqueza comum, irão desencadear grandes incidências no sector agro-pecuário, na sua organização e gestão e nas indústrias alimentares ...»

Ora, para que às populações do interior sejam dadas condições que lhes permitam vir a beneficiar de todos estes enunciados, muito há ainda a fazer, muito há a completar, e cremos que é à distância que têm que ser resolvidos problemas que afectam neste momento os povos desta região.

Se temos uma Univer sidade em Évora e esperamos ter dentro em breve uma Escola Normal Superior a funcionar em Portalegre, e são motivos do nosso regozijo, Escola que, segundo cremos e muito desejamos, irá estar ligada àquela Universidade, não esqueçamos que mais de 50 % dos concelhos que constituem o distrito de Portalegre não dispõem ainda de ensino preparatório directo, aspiração que é, sem dúvida, um inalienável direito.

Assim, Arronches, Craio, Marvão, Monforte e Sousel ainda nem sequer viram incluídos os seus anseios na lista dos que hão-de ser satisfeitos no ano lectivo de 1974-1975, como parece já suceder com Alter do Chão, Fronteira e Gavião.

Mas não ficam aqui as nossas preocupações de um caminhar uniforme em busca do sagrado direito à educação de toda a população portuguesa.

O concelho de Nisa, dos maiores 'em extensão territorial, apesar de ter matriculados no 1.º e 2.º anos da Escola Preparatória do Professor Mendes dos Remédios 267 alunos e na sua freguesia de Alpalhão mais 48 frequentarem o ciclo preparatório TV, não tem, no momento, qualquer estabelecimento de ensino secundário criado que garanta a esses alunos o poderem transitar ao ensino liceal ou técnico, sem uma deslocação incompatível com as possibilidades financeiras da população que ali recebe ensino.

Os factos assim o demonstram.

Das centenas de alunos que no concelho completaram o 2 º ano do ciclo preparatório só cerca de meia centena pôde frequentar o grau de ensino imediato, pois para tal têm que fazer diariamente em carreira normal de camioneta o percurso Nisa-Portalegre-Nisa.

Como é natural, estes são oriundos de famílias a quem, certo que com sacrifício, ainda é possível satisfazer a despesa resultante da deslocação e da refeição diária que tem que ser tomada em Portalegre.

Os outros, a maioria, ficaram pelo caminho...

Para que tal não se continue a verificar, ou para que não suceda o mesmo que sucedeu no decorrente ano lectivo no concelho de Avis, isto é, para que estes alunos possam usufruir do direito a uma continuidade de ensino, dependente apenas das suas possibilidades intelectuais, solicita-se que seja encarada, para na altura própria se encontrar resolvida, a criação de uma secção do Liceu de Portalegre a funcionar no próximo ano lectivo na sede do concelho de Nisa

E que dizer da situação em que se encontra a população escolar do concelho de Elvas?

Esta cidade, a sofrer a influência de um desenvolvimento que tem as suas raízes no passado e se projecta no futuro a que tem direito pelo trabalho que nela se realiza, não tem, no presente, qualquer estabelecimento de ensino a nível médio.

A população escolar na cidade (no que se refere aos ensinos preparatório e secundário), constituída por cerca de 1500 alunos, dos quais cerca de 1000 no ensino secundário - liceal, técnico ou comercial -, não vê à sua frente horizontes que lhe possibilitem um acesso a um curso médio.

Não nos esqueçamos que uma percentagem elevadíssima, tão alta que não vale a pena referir, porque será quase a totalidade, é oriunda de famílias cujas receites lhes não permitem mandar os seus filhos para meios onde se situam essas possibilidades.

Mas anote-se ainda, para melhor apreciação do problema, que Eivas fica a pequena distância de Campo Maior, onde se encontram já, em idênticas circunstâncias, 380 alunos.

Estes números são eloquentes e falam por si próprios, dizendo da necessidade de serem criados naquela cidade estabelecimentos de ensino médio.

Das o to escolas de educadoras de infância previstas no IV Plano de Fomento não poderá desde já ser considerado que uma se situará, com prioridade absoluta, em Elvas?

E não poderá e deverá aproveitar-se, numa zona essencialmente agrícola, toda a estrutura que nos é dada pelo funcionamento da Estação de Melhoramento de Plantas, que dispõe dos melhores técnicos da especialidade, para ali fazer funcionar um estabelecimento de ensino deste ramo?

Que mágoa sentimos ao ver uma cidade e uma região de tantas tradições agrícolas sem qualquer estabelecimento de ensino a esse sector ligado.

Mas se tudo o que dissemos não for suficiente para fazer considerar o nosso pedido, acrescente-se a situação do concelho no que diz respeito à falta de infra-estruturas que correspondam às mais prementes necessidades da população

Não dispondo de um hospital em boas condições, apesar de todo o esforço despendido pela mesa da Santa Casa da Misericórdia e de todos os que ali trabalham, não tendo médicos em número suficiente para responder às mesmas necessidades, vê-se a população na contingência de ter que solicitar os serviços hospitalares ou médicos à cidade de Badajoz

Porque não recebe em boas condições es emissões da televisão portuguesa, a população tem que ligar os seus canais para a espanhola...

Não se crie agora uma situação mais a agravar todas estas e outras que não referi e que já nos diminuem e p rejudicam

Não se dê ocasião a que por falta de estruturas escolares em Eivas e Campo Maior os nossos jovens sejam obrigados a frequentar as escolas médias ou superiores da cidade de Badajoz.

Amigos, amigos, problemas de educação à parte

Pensamos também que urge encarar os problemas do concelho de Ponte de Sor, onde no ano lectivo