do porto de pesca e de cais para navios de turismo que permitam a atracação simultânea de, pelo menos, dois navios de médio porte e o seu apetrechamento com um terminal para car-ferries.

Serão ainda indispensáveis na segunda fase obras de regularização marginal, complexo piscatório para a descarga de traineiras e arrastões e seu aprovisionamento, estaleiro naval e plano inclinado, dragagens no canal de acesso ao porto interior, realização de acessos e de instalações terrestres e de equipamentos necessários à exploração dos órgãos portuários.

Em relação ao porto de Lagos, torna-se necessária a dragagem do canal de acesso e o estudo da construção de uma doca de pesca.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Quanto a Vila Real de Santo António, obra de grande vulto há anos principiada e que se mantém em execução, torna-se agora urgente levar a cabo os trabalhos do novo canal, a fim de ser assegurado o acesso ao porto. O cais comercial, já preparado para movimentar apreciável tonelagem de carga, deverá ser desassoreado, principalmente na parte norte. Sena ainda conveniente estudar a situação da doca de pesca, em virtude de a actual se revelar insuficiente e não ser possível continuar a utilizar o cais comercial, agora também ocupado por embarcações de recreio e, futuramente, pela utilização dos navios de arrasto. Impõe-se a construção de uma pequena doca de recreio a norte da actual doca de pesca, para fomentar até a escolha deste porto como base para os inúmeros barcos que frequentam uma zona tão propícia ao futuro desenvolvimento turístico do Sotavento algarvio.

Faro destina-se a ser o porto essencialmente comercial no conjunto Faro-Olhão. O cais actual, de 200 m, deverá, porém, ser ampliado para 400m-500m, de modo a permitir a atracação, bem como melhorado o seu apetrechamento no que respeita a guindastes, abastecimento de combustíveis, água potável, electrificação e armazenagem.

Justifica-se também a melhoria da actual doca de Faro, destinada às embarcações de recreio não só locais como de iates de várias dimensões e nacionalidades que frequentemente ali aportam ou fazem deste porto local de estacionamento durante o Inverno. É ainda de todo conveniente estudar a possibilidade de construir uma via rodoviária que, através dos sapais, ligue o cais comercial de Faro com a zona portuária de Olhão e a estrada nacional n º 125, assegurando um acesso rápido e fácil aos dois portos e entre eles.

No que respeita a Olhão, além da dragagem do canal e da área de atracação, junto do cais e da doca, importa promover a aceleração dos projectos e obras do maior interesse para os habitantes, essencialmente marítimos, desta vila. O estado do canal e do acesso à barra da Fuseta, que vão ser dragados este ano, exige, porém, que se faça um estudo para evitar a situação actual. O pescador da Fuseta serve-se do porto de Olhão, onde, por vezes, tem de ancorar as suas embarcações, altas horas da madrugada, sem quaisquer meios de transporte que o conduzam ao seu lar da Fuseta Finalmente, há que prosseguir os trabalhos de desassoreamento da barra de Tavira e estudar a melhor forma de o resolver para o futuro, além de se tornar necessário proceder à limpeza do canal de acesso a Cabanas e a Santa Luzia.

A Direcção-Geral de Portos, sempre atenta aos problemas desta natureza, não deixará de continuar a exercer a sua valiosa acção, com vista a uma solução que sirva os interesses da região.

O Algarve está, de um modo geral, carecido de infra-estruturas portuárias para os desportos náuticos e os muitos milhares de turistas nacionais e estrangeiros que anualmente visitam aquela província surpreendem-se com a excepcional aptidão dos seus portos para a prática de desportos náuticos.

O Sr. Leal de Oliveira: - Muito bem!

O Orador: - Reúnem boas condições para a instalação de portos de recreio, em apoio de empreendimentos turísticos de vulto, as regiões de Tavira e de Vila Moura, esta com a sua esplêndida marina, em acabamento, sem esquecer outros locais, como a foz da ribeira de Alvor, onde não se verifiquem prejudiciais interferências da navegação comercial.

A construção de marinas, além do seu alto interesse turístico, servirá da melhor maneira as necessidades dos clubes náuticos, que poderão assim expandir as actividades do remo e da vela e atrair mais largos sectores da juventude para esses desportos tão salutares.

Portugal, mais do que nunca, carece de portos devidamente preparados para dar resposta às exigências de um mundo em constante mutação e crescimento e para conferir viabilidade aos importantes empreendimentos previstos no Plano de Fomento e em curso. Se o não fizermos rapidamente esgotar-nos-emos na morosidade de operações de custo elevado que estrangulam e comprometem todo o gigantesco esforço de desenvolvimento em que a Nação está envolvida.

O Sr. Leal de Oliveira: - Muito bem!

O Orador: - A Junta Central das Casas dos Pescadores organizou, em quase todos os portos do País, os serviços de vendagem, que constituem importantes infra-estruturas de apoio para os portos de abrigo, contribuindo assim, esforçadamente, para a defesa e desenvolvimento da pesca artesanal que tem a sua base de actividade nesses portos.

O Sr. Leal de Oliveira: - Muito bem!

O Orador: - Há muitos anos que é constante o desenvolvimento das nossas pescas, tanto no aspecto artesanal como no industrial, e se os portos de abrigo estiverem convenientemente apetrechados, esse facto originará, como é lógico, um maior incremento das pescas.

Navios a motor, bem equipados, substituem barcos à vela; modernas unidades congeladoras de grande porte, aptas a exercerem a actividade no Índico e em outros mares longínquos, substituem embarcações de menor tonelagem. A evolução neste sector é, pois, uma realidade que tem, no entanto, de ser acompanhada por adequadas infra-estruturas terrestres.

Ouvem-se, por vezes, alguns comentários mal-intencionados e de sentido depreciativo, que apelidam de atrasada a indústria da pesca, olvidando ao mesmo tempo que se obteve o melhor complexo industrial apropriado à pesca e que foram as pescas que, gastando milhares de contos, criaram as suas próprias infra-estruturas frigoríficas de grande capacidade para pode-