Dado que em Angola a percentagem de professores eventuais é muito elevada, é necessário que a direcção pedagógica tenha pelo menos um inspector para cada disciplina e para cada um dos ramos de ensino (ciclo preparatório, liceus e escolas técnicas), de forma a visitarem assiduamente os estabelecimentos de ensino, a organizarem cursos de reciclagem, a promoverem reuniões de directores, tal como se faz aqui na metrópole e está previsto na lei.

Angola deseja ver extensivo ao ultramar tudo quanto se refere a horas de trabalho dos conselhos de turma e reuniões de grupo, bem como o regulamento saído há um ano, que gratifica os delegados de disciplina, em que os directores, a partir de determinado número de alunos, percebem o equivalente à 2 diuturnidade, número de subdirectores, suas gratificações e redução de horário

Devo informar esta Câmara que em muitas escolas e liceus se trabalha nestes moldes, mas gratuitamente, no Estado de Angola.

Foi pedido por um grupo de professores do ciclo preparatório, sem que obtivesse resposta, igualdade aos liceus e escolas técnicas quanto ao número e pagamento de horas extraordinárias.

Preocupa-me ver colegas meus, que sem qualificação, nem tendo possibilidades de a obterem por falta de meios escolares que lhes permitam terminar os seus cursos, preocupa-me ver, dizia eu (porque ao longo de dez, doze, catorze anos, provaram que eram capazes, fizeram-se sozinhos, são alguns os verdadeiros esteios do ensino em Angola, melhores que colegas seus com as graduações todas que são possíveis), que no declinar da vida não tenham garantia de emprego e perspectivas de uma velhice despreocupada Como o concurso é documental - já não são poucos os casos -, têm de se deslocar para longe, sempre mais longe, hoje aqui, amanhã acolá, ao sabor da escolha dos novos concorrentes possuidores de mais habilitações literárias, qual cigano ou vagabundo, que se afasta para dar lugar ao betão armado.

Solicito ao Governo da Nação que estude a forma de garantir uma velhice calma e trabalho, enquanto puderem, a estes servidores dedicados, doando-se à mais bela missão que já foi dada ao homem.

Atendendo a que Angola não tem neste momento possibilidades de preparar o seu pessoal docente, põe-se a alternativa ou vir buscar professores à metrópole - onde a sua carência se faz sentir também-, ao abrigo do Decreto nº 43913, quer dizer, em comissão de serviço de dois anos - a maioria das vezes só vão para obterem a efectivação aqui-, desconhecendo o meio, não se apegando à terra nem aos jovens; ou, à moda de Angola, arrancar em grande e em força, e preparar gente de Angola para ser educadora de portugueses angolanos.

Para mim, e julgo que interpreto o pensar do círculo que me elegeu, é a mais certa, embora menos acomodatícia, mais difícil por partirmos de muito pouco, por isso mesmo mais positiva, pois gostamos de vencer dificuldades

Desta forma, e seguindo sempre as linhas de rumo da metrópole, em nome de Angola peço ao Governo da Nação a criação de três escolas normais superiores, nas mesmas- condições das daqui, com equivalência ao bacharelato Uma em Luanda, outra em Benguela ou Lobito, por servir uma zona populosa, e

outra em Malanje, por ser a quarta cidade de Angola em população escolarizada, eixo rodoviário dos mais importantes, ligando e servindo as cidade de Urge, Negaje, Salazar, Saunmo, Bié, Luso e Dundo, por ter já ensino médio - uma escola de magistério primário das de maior frequência- e uma escola de regentes agrícolas, criada por S Ex a o Governador-Geral de Angola aquando da sua visita àquela cidade.

Angola necessita também de um instituto nacional de educação física

Há dois anos aquele Estado tinha em todo o seu território dezasseis professores diplomados pelo I N E F,

Não basta a M P e a M P F. organizarem campeonatos provinciais gimnodesportivos É preciso, sobretudo, dotar os estabelecimentos de ensino com pessoal docente qualificado e bom A educação física entregue a curiosos e treinadores desportivos é altamente deficiente, senão nociva. Contudo, temos de reconhecer que se fazemos alguma coisa se deve a esses homens, à causa que defendem e servem, dando quanto podem e sabem.

No campo social escolar talvez fosse ocasião de rever a orgânica dos lares da mocidade masculina e feminina, pois não são verdadeiramente os débeis económicos os principais beneficiados.

A necessidade de técnicos e operários especializados leva-me a pedir a aplicação urgente, e no sentido próprio, do artigo 127.º do Estatuto do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário Será uma forma de tentar resolver carências que se vão tornando graves e preparar jovens aptos a ganhar a sua vida em caso de dificuldades ou renúncia à continuação dos estudos.

À semelhança da metrópole, o povo de Angola ficaria grato a S Ex1 o Sr. Ministro do Ultramar se o ensino gratuito abrangesse o l º e 2.º anos dos liceus e escolas técnicas.

E, para finalizar, mais um pedido Este talvez um dos maiores, dos mais desejados pelas camadas jovens e, vá lá, que não minto se disser também pelos pais, encarregados de educação e até educadores

Pedimos ao Governo da Nação, que tão desveladamente olha pelo Ultramar, mas pedimos todos os ultramarinos, que os cargos directivos sejam dados a homens radicados no ultramar

Vozes: - Muito bem!

A Oradora: -... conhecedores do meio, da sua problemática e que, na falta destes, se seleccionem os que vão em comissão de serviço Terão de ser homens de valor, honestos, justos, dinâmicos, abertos e de visão larga para compreenderem a maneira de ser das gentes de além-mar. Mas um predicado maior tem de ser exigido amar a zona territorial do País onde se vai trabalhar e servir a causa pela qual nos batemos.

Vozes: - Muito bem!

A Oradora: - Na hora que atravessamos e na vanguarda onde nos encontramos não podemos entregar os nossos filhos a quem busca só melhores proventos.