Março, e que criaram, respectivamente, o Parque Nacional da Peneda-Gerês e diversos tipos de reserva.

Com vista a dar execução às medidas previstas para a área da lagoa do Fogo, vai ser publicado o necessário diploma legal.

2 Quanto às restantes lagoas e outras áreas a proteger, estão a decorrer os estudos no sentido de, com a maior brevidade possível, se definirem as medidas legais adequadas a proteger estas zonas.

3 Destaca-se, ainda, que a Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas, com fundamento nas disposições legais contidas no Decreto n.º 42967, de 5 de Maio de 1966 - que tem permitido um certo grau de protecção aos recursos naturais da ilha de S. Miguel -, tem vindo a estabelecer medidas de disciplina na utilização destes recursos, nomeadamente na cratera das lagoas, tendo chegado mesmo, em alguns casos, a embargar obras que se haviam projectado e cuja realização viria a contrariar os fins de protecção que se pretende atingir.

4 Acrescenta-se, também, que todos os estudos em curso estão perfeitamente integrados no plano de ordenamento territorial do distrito autónomo de Ponta Delgada, no qual a referida Direcção-Geral tem tido acção destacada, na conformidade das suas atribuições. Este plano encontra-se já em fase de ser apreciado.

5 Por se afigurar de interesse para um completo esclarecimento do assunto em causa, junta-se, por fotocópia, a informação prestada por aquela Direcção-Geral em 6 de Junho de 1973, satisfazendo o requerimento do Sr. Deputado João Bosco Soares Mota Amaral.

Gabinete do Ministro da Agricultura e do Comércio, 25 de Março de 1974 - O Ministro da Agricultura e do Comércio, João Mota Pereira de Campos.

Nota de perguntas formuladas pelo Sr. Deputado Mendonça e Moura

Nos termos constitucionais e regulamentares, pergunto ao Governo se já foi entregue o trabalho incumbido a um técnico estrangeiro e relativo à planificação dos transportes na região metropolitana do Porto.

No caso de já ter sido entregue, pergunto se estão em curso, em relação com esse estudo, planos relativos aos acessos rodoviários à cidade do Porto e à localização definitiva das previstas gares de camionagem.

A bem da Nação.

Palácio da Assembleia Nacional, 14 de Março de 1974 - O Deputado, Álvaro de Mendonça Machado de Araújo Gomes e Moura.

Resposta à nota de perguntas apresentada pelo Sr. Deputado Mendonça e Moura na sessão de 14 de Março de 1974, enviada pelos Ministérios das Obras Públicas e das Comunicações.

1 Foi entregue recentemente à Direcção-Geral de Transportes Terrestres, em versão provisória, o trabalho encomendado ao Prof K Leibbrand sobre a estruturação do sistema de transportes colectivos de passageiros da cidade do Porto e concelhos circunvizinhos.

2 Está em início a apreciação desse trabalho.

3 A Junta Autónoma de Estradas tem em elaboração um plano de modernização dos acessos rodoviários à cidade do Porto

Nota de perguntas formuladas pelo Sr. Deputado Mendonça e Moura

1 Nos termos constitucionais e regimentais, pergunto ao Governo que medidas conta adoptar para resolver, a curto prazo, a situação de permanente congestionamento do porto de Leixões.

2 Nos mesmos termos, pergunto ao Governo se se encontram em estudo projectos à margem do IV Plano de Fomento no que respeita a soluções possíveis do problema portuário Douro-Leixões, particularmente em função da prevista e aprovada navegabilidade do rio Douro.

A bem da Nação.

Palácio da Assembleia Nacional, 14 de Março de 1974. - O Deputado, Álvaro de Mendonça Machado de Araújo Gomes e Moura.

Resposta à nota de perguntas apresentada pelo Sr. Deputado Mendonça a Moura na sessão de 14 de Março de 1974, enviada pelos Ministérios das Obras Públicas e das Comunicações. As medidas destinadas a melhorar, a curto prazo, a situação do porto de Leixões em ocasiões de pontas de tráfego são as seguintes: Entrada total em serviço do novo cais da doca n.º 2, com 370 m de desenvolvimento Cerca de metade da extensão deste cais não estava concluída nos passados meses de Janeiro e Fevereiro;

b) Reentrada em serviço, no próximo mês de Agosto, de 250 m de cais da doca n.º 1, actualmente em reconstrução,

c) Construção de um terminal especializado de contentores,

d) Renovação e ampliação do equipamento de carga e descarga, mediante os seguintes fornecimentos, cuja execução sofreu atrasos por razões da conjuntura internacional.

40 empilhadores de 3 t,

2 empilhadores de 10 t,

15 tractores de cais,

200 carros transportadores,

2 stradler-carrier para movimentação de contentores Os trabalhos em curso sobre a implantação da navegação comercial ao longo do no Douro envolvem o estudo das soluções a prever para a transferência exterior das mercadorias trans-