que a seguir diremos significação definitiva, sem esquecermos a complexidade dos factores que podem interferir em fenómenos sociais desta natureza, supomos poder contribuir com alguns subsídios para a formulação de uma hipótese explicativa das dificuldades que, desde início, têm contrariado a difusão das formas elementares do nosso ensino agrícola.

A) Desinteresse pela instrução - Entre a gente do campo é ainda convicção generalizada que para ficar na terra não é preciso frequentar escolas, estudar, adquirir instrução A melhor técnica das culturas e das demais tarefas agrícolas é a que se adquire na aprendizagem doméstica, vinda de pais e avós Tudo o mais são fantasias.

Aos olhos do maior número, matricular os filhos numa escola, especialmente numa escola distante, para aprender agricultura seria uma autêntica loucura.

Do mesmo modo pensa, em regra, t> homem Ido campo acerca das formas avulsas de ensino, palestras, esclarecimentos, vulgarização de conhecimentos agrícolas, etc.

Não havia, é certo, no País pessoal técnico habilitado para o ensino da agricultura no campo, o que determinou, de algum modo, o quase insucesso ide muitas das referidas escolas.

O que, porém, se tornou de evidência palpável - e que eu desejaria acentuar bem neste momento - no decurso do meio século a que me referi, é mister confessá-lo, foi a carência completa da verdadeira compreensão da utilidade de tais estabelecimentos por entre a população rural. É que, de facto, não estava esta preparada sequer para desde logo as frequentar, tão absoluta era, e ainda é, a ausência da mais rudimentar educação agrícola na mocidade infantil do campo.

Enquanto o País não estiver suficientemente preparado para a implantação de verdadeiras escolas rurais .... duna Emídio Navarro.

Inequivocamente, reconhece, neste seu depoimento, que a prática não é suficiente para formar um profissional de qualquer categoria.

Resignava-se à fórmula por coacção das circun stâncias Honra lhe seja.

B) Educação geral e formação profissional - Sem instrução geral adequada não há instrução profissional séria e profícua. É uma cândida ilusão supor-se que se interessará pela solução dos problemas relativos ao seu próprio trabalho aquele que vive mergulhado em crassa (ignorância dos conhecimentos gerais básicos A inapetência para estes manifestar-se-á também em relação ao saber profissional, salvos raríssimos casos de aptidões especiais privilegiadas, que, aliás, confirmam a regra.

Ouvem-se queixas repetidas formuladas acerca do desinteresse da lavoura pela colaboração técnica que lhe era oferecida e que só alguns agricultores mais ilustrados aceitavam Por isso, os referidos serviços recorreram, a bem dizer a toldos os expedientes possíveis para quebrar o gelo da lavoura Sempre, além de outras, a mesma queixa, a falta de espírito de compreensão e de correspondência ao esforço realizado.

Todos quantos conhecem a vida rural sabem que são os agricultores mais esclarecidos os que, em todos os momentos, tomam a dianteira nas iniciativas progressivas, os que dão pronto acolhimento ao melhoramento tecnológico, os que se voltam atentos para os resultados da investigação científica.

É o professor, é o médico, é o pároco, quando se dispõem a exercer marginalmente a actividade ide agricultores, e pouco mais, que dão o exemplo. Porquê? Porque só eles estão em condições de estabelecer diálogo com os serviços técnico-agrícolas, de estimular a sua acção, de os conduzirem ao estudo mais atento dos problemas que lhes cabe resolver.

Onde faltam elementos sem essa ou outra análoga preparação é a rotina, vizinha do estagnamento, é a sonolência dos lavradores e a sonolência dos serviços escolares e de fomento, dominados, como 'tudo o que é humano, por esse maravilhoso poder de adaptação ao mero, que é uma das tens fundamentais da varia.

Paira contraprova do que se afirma, basta ter presente o que se passa no s países onde é elevado o nível de instrução geral dos agricultores. Aí não se contentam dês com os técnicos que o Estado põe à sua disposição paira que os auxiliem na resolução dos seus problemas e dificuldades As associações e cooperativas agrícolas contratam consultores técnicos privativos Na Dinamarca, por exemplo, é muito mais elevado o número de consultores colocados ao serviço da lavoura e por ela remunerados que o dos quadros de agrónomos oficiais Em 1950, no total de 601 destes técnicos, só 11 eram funcionários do Estado.

Em Finança, nas regiões mais progressivas foram os lavradores mais competentes os primeiros a proporem a criação de centros de estudos técnicos agrícolas, a contratarem técnicos e a dirigirem-se às repartições e aos especialistas de todas as categorias.

No dizer do engenheiro agrónomo Luís Quartin Graça, é preciso preparar o agricultor para que pense nos seus problemas em função tanto de conjuntura técnica (progresso) como de económica e social Daqui resulta a necessidade de uma formação profissional básica, que a aprendizagem não poderá chegar a assegurar, porque aquela exige um ensino tanto geral como técnico.

Portanto, se queremos instrução profissional generalizada, divulgação científica, progresso técnico, soluções cooperativas, condições morais favoráveis à correcção do nosso defeituoso regime agrário, instituições rurais com vitalidade (grémios de lavoura, Casas do Povo, Misericórdias), importa previamente elevar o nível cultural do homem do campo.

O Sr. Magro dos Reis: - Muito bem!

O Orador: - E elevá-lo maciçamente, sem deixar para trás zonas de sombra ou terrenos bravios Só então o caminho estará aberto para outras acções complementares Não poderá ser de outro modo, e muitos dos que se ocuparam do assunto antes de nós o têm proclamado.

Quem se lembra de lançar à terra por arrotear a semente que para germinar e crescer precisa de delicados cuidados naturais?

Os que preconizam para o nosso ensino elementar agrícola o praticismo radical como solução definitiva não reparam, sequer, em que a palavra é a moeda do pensamento. Assim se justifica o aforismo diz-me o vocabulário que usas e dar-te-ei o que sabes e o que és capaz de saber. O vocabulário de cada um está, com toda a evidência, relacionado com a sua instrução