Presidente: Exmo. Sr. Paulo Cancella de Abreu

Secretários: Exmos. Srs.

D. Maria de Lourdes Filomena Figueiredo de Albuquerque

Miguel Augusto Pinto de Meneses

SUMÁRIO:- O Sr. Presidente declarou reaberta a sessão às 16 horas e 30 minutos.

Pelo Sr. Candidato a Deputado Armando Cândido de Medeiros foi lido o acordo da Comissão de Verificação de Poderes que, posto à votação, foi aprovado.

Em seguida, o Sr. Presidente proclamou Deputados à IX Legislatura os candidatos eleitos, cujos nomes foram lidos na Mesa, e declarou legalmente constituída a Assembleia Nacional.

Procedeu-se depois à eleição da Mesa, que forneceu o seguinte resultado: Srs. Deputados Mário de Figueiredo, para presidente, José Soares da Fonseca, para 1.º vice-presidente, António Furtado dos Santos, para 2.º vice-presidente, Henrique dos Santos Tenreiro, para 3.º vice-presidente, e Fernando Cid de Oliveira Proença e Mário Bento Martins Soares, respectivamente para 1.º e 2.º secretários.

O Sr. Presidente fez o elogio do Sr. Deputado Mário de Figueiredo, Presidente eleito.

Seguidamente o Presidente e os Secretários designados ocuparam os seus lugares na Mesa.

O Sr. Deputado Castro Fernandes usou da palavra para cumprimentar o Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu, que dirigiu os trabalhos das sessões preparatórias, e saudar o Presidente eleito, Sr. Deputado Mário de Figueiredo, pondo em realce as suas altas qualidades para o desempenho do cargo.

O Sr. Presidente agradeceu a honra da eleição para o lugar, apresentou cumprimentos ao Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu, enaltecendo as virtudes que o distinguem, e dirigiu ao Sr. Deputado Castro Fernandes palavras de agradecimento e de louvor pela sua acedo política; depois prestou homenagem aos outros órgãos da soberania, aludiu ao discurso do Sr. Presidente do Conselho de 18 de Fevereiro deste ano e às conferências de imprensa do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeirou tecendo várias considerações sobre política interna, externa e ultramarina, esta nas suas relações com as outras, e, finalmente, saudou as forças armadas de terra, mar e ar.

O Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu agradeceu as palavras que lhe foram dirigidas pelo Sr. Presidente e pelo Sr. Deputado Castro Fernandes.

O Sr. Presidente anunciou estar na Mesa a proposta de lei de autorização das receitas e despesas para 1966, que irá baixar as Comissões de Economia e Finanças, justificando à Assembleia a necessidade de fixar um prazo, que foi aprovado, para a Câmara Corporativa emitir o seu parecer sobre a mesma proposta.

Procedeu-se, em seguida, à eleição das Comissões de Finanças e Economia, tendo o Sr. Presidente feito a convocação das mesmas para o dia 2 de Dezembro próximo.

O Sr. Presidente designou a delegação de Srs. Deputados que receberá o Chefe do Estado na sessão solene inaugural do dia seguinte.

O Sr. Presidente encerrou a sessão às 19 horas.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada.

Eram 16 horas e 15 minutos.

Fez-se a chamada, à qual responderam os seguintes Srs. Candidatos a Deputados:

Albano Carlos Pereira Dias de Magalhães.

Albino Soares Pinto dos Reis Júnior.

Álvaro Santa Rita Vaz.

André Francisco Navarro.

André da Silva Campos Neves.