central na fronteira entre os dois países. Trata-se, todavia, não de decisão definitiva, mas de mero estudo para oportuna ponderação.
No âmbito do Plano Intercalar, prevê-se despender no decurso de 1965 cerca de 1 270 000 contos em investimentos no sector da electricidade, dos quais 715 000 destinados aos aproveitamentos hidroeléctricos da Bemposta, Távora, Carrapatelo e Alto Rabagão e às centrais térmicas da Tapada do Outeiro e do Carregado.
observada no último ano, registou-se naquele período considerável aumento do número de passageiros-quilómetros e de toneladas-quilómetro de mercadorias e correio transportados por via aérea. Em relação ao período homólogo do ano anterior o acréscimo foi de 23 e 24 por cento, respectivamente.
No que respeita aos transportes terrestres, o tráfego teve igualmente acentuada expansão no período considerado, em especial nos caminhos de ferro, cujas receitas liquidas se elevaram de 5,5 por cento.
Por sua vez, quanto à navegação marítima, o número de navios entrados em portos da metrópole aumentou de 2 por cento, devido exclusivamente a navios de nacionalidade estrangeira.
No prosseguimento da acção empreendida com vista a dotar o País com as infra-estruturas de transportes que o seu progresso económico-social requer, foram previstos para 1965, no âmbito do Plano Intercalar de Fomento, investimentos destinados ao sector dos «Transportes e comunicações», no montante de 2 500 000 contos.
Entre os empreendimentos a financiar pelo Orçamento Geral do Estado, que representam 36,5 por cento daquele quantitativo, merecem referência especial os relativos à construção, reparação e beneficiação das estradas do continente e ilhas adjacentes (274 000 contos) e à construção da ponte sobre o Tejo (413 000 contos).
No que respeita aos transportes aéreos, para além dos investimentos destinados a melhorar os aeroportos da metrópole, suportados integralmente pelo Orçamento Geral do Estado, deve assinalar-se a aquisição pela companhia concessionária de dois aviões de reacção de longo curso, no valor de mais de 500 000 contos.
Relativamente aos transportes ferroviários, importa salientar a conclusão no decurso do corrente ano da electrificação da linha férrea Lisboa-Porto.
Com vista ao financiamento das obras de modernização das vias férreas do continente, durante o período de execução do Plano Intercalar de Fomento, o Decreto-Lei n.º 46 296, de 26 de Abril último, autorizou a respectiva companhia concessionária a emitir nos próximos três anos um empréstimo por obrigações até ao limite de 500 000 contos.
Quanto à marinha mercante, além das obras de beneficiação dos portos do continente e ilhas adjacentes, em que se pensa despender no ano em curso 184 000 contos, foi prevista no referido Plano a aquisição de dois navios de carga, para o que foi autorizado o Fundo de Renovação da Marinha Mercante, pelo Decreto-Lei n.º 46 407, de Junho último, a contrair no período de execução do Plano um empréstimo interno amortizável até ao limite de 300 000 contos.
No domínio das actividades transportadoras teve particular significado a reunião do Conselho de Ministros da Conferência Europeia d os Ministros dos Transportes, efectuada em Lisboa em Junho passado, em que foram analisados os problemas relativos à política geral de transportes, nomeadamente no que toca à situação financeira dos caminhos de ferro e aos diferentes aspectos referentes aos transportes urbanos.
De facto, o valor global dos efeitos liquidados nas câmaras de compensação atingiu 84 130 000 contos, o que representa acréscimo de 23 por cento, em relação ao apurado no período homólogo do ano anterior. De igual modo, o montante global dos efeitos comerciais descontados teve nítido incremento.
Reconhecendo a necessidade de uma melhor organização da actividade comercial, o Governo tem vindo a estimular as unidades susceptíveis de promover, em condições adequadas, o escoamento da produção agrícola e industrial nos mercados interno e externo e a proceder à revisão dos circuitos de comercialização de diversos produtos essenciais ao abastecimento público, em especial dos bens alimentares, atenta a importância daquela revisão para a concretização da política de preços dos produtos agrícolas. Neste contexto, foram instituídas no decurso da primeira parte do ano diversas normas sobre a comercialização da carne, do leite e dos produtos avícolas.
Por outro lado, merece referência a realização do I Colóquio Nacional de Comércio, organizado pela respectiva corporação, devendo salientar-se entre as conclusões dele emanadas as que se referem à necessidade de adopção de preços fixos marcados DOS próprios produtos e ainda as sugestões formuladas relativamente ao desenvolvimento do comércio externo.
Para além da sua importância no que respeita ao crescimento do rendimento nacional, em consequência dos seus efeitos sobre o emprego e os investimentos, reveste-se de particular interesse a sua contribuição para a defesa da balança de pagamentos.
O número de turistas estrangeiros entrados no, continente, que em 1961 e 1962 aumentou à taxa de 6 e 9 por cento, respectivamente, teve nos dois últimos anos, principalmente em 1964, notável expansão. De facto, apôs uma elevação de 20 por cento em 1963, a cadência de crescimento acentuou-se no último ano, em que se registou uma progressão de 81 por cento.
Deste modo, o número de estrangeiros entrados na metrópole elevou-se, em 1964, a 1 008 000, de que cerca de 120 000 correspondem às ilhas adjacentes.
Paralelamente, houve incremento significativo nas receitas em divisas provenientes das actividades turísticas, que nos últimos três anos cresceram à taxa média anual de 58 por cento.
Balança de «Turismo»-Metrópole
(Milhares da contos)