Situação bancária Em todo o hexénio de 1959-1984 o sistema bancário mostrou expansão sem precedentes, que parece ter permitido melhor mobilização da poupança. Para uma visão global do desenvolvimento do sistema bancário naquele período, o exame das suas posições-chave é esclarecedor.

Milhares de contos

Instituições

1964

Depósitos à vista e a prazo

Crédito distribuído

Nota. - Não inclui o Banco de Fomento Nacional e foram abatidos os depósitos interbancários.

os últimos seis anos os depósitos avolumaram-se de 29,8 milhões da contos e o crédito distribuído de 28,5 milhões de contos, o que parece denotar um grau de aplicação muito elevado dos novos depósitos em operações de crédito. Todavia, as reservas de caixa foram reforçadas em 1984 devido ao afluxo da divisas. No fim de 1964 os depósitos á vista e a prazo, contabilizados no sistema bancário, elevavam-se a 71980 000 contos, um acréscimo de 11 886 000 contos em relação ao ano anterior. Em termos relativos o aumento de depósitos foi de 86,2 por cento ao longo ao hexénio em que decorreu o II Plano de Fomento.

No quadro seguinte pode observar-se a repartição dos depósitos, por agrupamentos de instituições de crédito:

Milhares de contos

Instituições de crédito

1964

Bancos comerciais

Caixas económicas privadas

O aumento dos depósitos nos bancas comerciais no período de 10591964 correspondeu a 84,5 por cento do que se verificou no conjunto do sistema bancário. O reforço do potencial de crédito destas instituições exige uma revisão da respectiva regulamentação, no sentido de possibilitar maior intervenção no financiamento dos investimentos por meio de operações a médio o longo prazo.

59. No ano de 1964 o volume ao crédito distribuído sob a forma de descontos e empréstimos aumentou 7258 milhares de contos, situando-se em 55,6 milhões de contos. Pela repartição de crédito, consoante as instituições, patente no quadro seguinte, ressalta a quota-parte que cabe aos bancos comerciais na sua expansão.

Milhares de contos

Instituições bancárias

1964

Bancos comerciais

Caixas económicas privadas

Total

Com efeito, nos últimos seis anos o volume do crédito distribuído pelos bancos comerciais duplicou, em grande parte financiando investimentos por meio de operações a curto prazo, o que apresenta sérios inconvenientes, quer para as instituições bancárias, quer para os utentes do crédito, quer para o País.

As contas

Serviços privativos Em 31 de Dezembro de 1984 o balanço da Caixa Geral de Depósitos, Crédito a Previdência exprimiu um novo máximo: 17 844 milhares de contos, com o acréscimo de 1910 milhares de contos, em paralelismo com a expansão da economia. Relativamente a 1958, o incremento global dos valores administrados pela instituição foi de 28 por cento.

0 confronto das disponibilidades, no fim do 1984 com as do ano anterior e com as de 1958, é esclarecedor sobra a forma como tem sido mobilizado o potencial de crédito sem prejuízo da liquidez:

Milhares de contos

1964

Em caixa

Moeda estrangeira

Promissória do fomento nacional

Total

No fim de 1964 às promissórias e fomento nacional representavam 28,6 por cento das disponibilidades. A expansão dos depósitos em 1984 ultrapassou o dobro da que se verificou no ano anterior. No fim do exercício, o conjunto dos depósitos à vista e a prazo situava-se na casa dos 15 milhões de contos, correspondendo a mais de 11, do total dos depósitos no sistema bancária.