Segue-se a discriminação dos depósitos segundo as rubricas do balanço:

Milhares de contos

1964

Depósitos de fundos diversos

Depósitos de previdência social

soma

Depósitos da Caixa Económica Portuguesa

Depósitos a prazo

Total

Nos últimos seis anos os depósitos aumentarem cerca de 4 milhões de contos equivalentes a mais de 1/3 relativamente à posição no fim de 1958. A repartição sectorial. dos depósitos mostra que no Período 1958-1964 o acréscimo do sector privado foi inferior ao dos outros sectores.

Milhares de contos

Agrupamentos

1964

Sector corporativo, de coordenação económica a de previdência social

Total

Nos depósitos do sector privado destacam-se os de particulares, que representam em grande parte a poupança familiar. Em 1964, a expansão desta depósitos totalizou 412 milhares de contos, registada principalmente nas filiais

e agências. Todavia, o acréscimo em termos relativos foi mais acentuado nas delegações postais, em consequência das facilidades conferidos aos seus titulares e da distribuição dos serviços postais em todo o País.

O número de contas de particulares elevava-se a 1256 948 em 81 de Dezembro de 1964, com um aumento anual de 46 048, dos quais 18 054 nas delegações postais.

Operações activas Durante, o sexénio findo em 1964 o conjunto das operações activas dos serviços privativos expandiu-os, em 55,8 por cento, atingindo 13 milhões de contos. O acréscimo relativo ao último exercício foi de cerca de 1 milhão de contos, como se observa na evolução dos saldos devedores:

Contos

Agrupamentos

1964

Contas correntes

Total

A elevação de 800 000 contos, números redondos, na carteira de títulos no exercício em exame deveu-se, sobretudo, a aquisições de títulos do sector público. A variação dos do sector privado foi apenas de 45 460 contos. As contas correntes, que de 1958 a 1988 registaram a maior percentagem de acréscimo dos agrupamentos das operações activas, devido ao alargamento dos financiamentos à Caixa Nacional de Crédito. Viveram uma ligeira contracção em 1964. Esta movimento proveio de amortizações de crédito concedidos em anos anteriores para a cultura do trigo. 0 progresso em 1964 do agrupamento e Empréstimos e outras operações fixou-se em 686 228 contos, superior ao dobro da média, no, quinquénio anterior. Pela discriminação das posições das rubricas apura-se que o aumento no hexénio ultrapassou 2 milhões de contos em três: "Departamentos e serviços autónomos do Estado", "Operações financeiras e empréstimos caucionados", e "Fomento da construção urbana":

Contos

Agrupamentos

1964

Departamentos e serviços autónomos do Estado

Empréstimos aos corpos administrativos

Operações financeiras e empréstimos caucionados

Fomento da construção urbana

Crédito hipotecário

Livranças

Empréstimos- c/Casa de Crédito Popular

Casas económicas

Total

No exercício de 1964 o saldo devedor do conjunto das operações com o Estado o os serviços autónomos aumentou 462 104 contos, aproximadamente dois terços do que se verificou no total das operações constantes do quadro anterior.