Antigo Convento das Trinas - adaptação a
Instalações eléctricas em diversos edifícios 2 437
Edifícios e instalações da aeronáutica...... 150
Como já se informou acima, as despesas de conservação fixaram-se em 92 696 contos, e têm crescido todos os anos.
O aumento deve filiar-se no custo da mão-de-obra e de materiais. A quantidade de trabalhos realizados será inferior porventura à de anos anteriores.
Na lista de obras há algumas que se repetem monotonamente. Quem for leitor destes pareceres e comparar o rol de obras deste ano com as de outros verifica que se prolongam muito para anos anteriores. Tomando para exemplo o ano de 1959, todos os edifícios mencionados na lista acima publicada se encontram referidos na lista daquele ano, excepto o Panteão de Santa Engrácia. Como há uma verba global de 31 231 contos (18 136 contos em 1959), é possível que outro tanto aconteça no grande número de despesas de conservação nos edifícios nela incluídos.
Casas económicas
Despesas extraordinárias
A despesa por esta rubrica tem diminuído nos últimos anos ou por dificuldades orçamentais ou por estarem adiantados muitos dos planos de instalações.
Em 1959 a despesa extraordinária subiu a 271 435 contos e a 242392 contos em 1962, para descer para 174294 contos em 1964, menos 54 130 contos do que em 1963.
A diminuição mais acentuada deu-se nas escolas técnicas (menos 54 200 contos). Apenas se gastaram 1500 contos em 1964.
Em compensação despenderam-se mais 20 000 contos em liceus, provavelmente devido à grande afluência de alunos dos últimos anos.
Parece ter havido deficiente avaliação das populações escolares quando se construíram muitos dos novos liceus.
Na última década, em especial depois da guerra, têm sido renovadas muitas instalações escolares. Não vêm para aqui agora a discussão seguida da qualidade das obras, dos materiais usados, e vá lá do seu aparato em certos casos. Mas de qualquer modo a obra está realizada.
O parecer tem vincado há muitos anos a situação em que se encontram alguns estabelecimentos científicos, como, por exemplo, a Faculdade de Ciências de Lisboa, quase sem laboratórios adequados. Por melhores que sejam os esforços do corpo docente, não há possibilidades de ministrar ensino prático conveniente.
Toda a diminuição de despesa se processou nas extraordinárias, como se nota a seguir.