Designação

1964

Percentagens

Em relação a 1938

Em relação a 1963

Com o número de alunos matriculados e o dos diplomados pode organizar-se o quadro seguinte, que dá o custo de cada aluno matriculado e o de cada aluno diplomado para cada Universidades.

-

Matriculado

Como se diplomaram menos alunos e aumentou o custo de todas as Universidades, a cifra de 1963-1964, comparada com a de 1962-1968, é maior, especialmente na Universidade de Lisboa - 94 866$ por aluno diplomado, em vez de 78 128$. No quadro véem-se as cifras respeitantes a cada uma das Universidades. O ensino superior tem uma, importância tão grande na vida económica e social do País que vale a pena aprofundar este assunto e examinar quanto possível o que se passa em cada Faculdade ou em cada especialidade.

Assim, no quadro seguinte, dão-se elementos sobre o número de escolas, o pessoal docente, o número de alunos matriculados e dos que concluiriam os cursos:

Estabelecimentos de ensino superior

Concluíram o curso

Ciências exactas e naturais

ciências sociais (a)

Farmácia

Melhor será agrupar por especialidades os alunos e diplomados, de modo a ter uma ideia mais clara do conjunto:

Designação

Total

Ciências exactas e naturais

Total

Farmácia

Total Os três grandes agrupamentos podem apresentar-se do modo que segue:

Designação

Percentagens

Letras e ciências sociais

Ciências exactas, naturais, técnicas e de agricultura

Apesar do aumento de alunos e de outras modificações na frequência, as percentagens dos três grupos encaminham-se, no sentido de acréscimos nas Letras a Ciências Sociais. A percentagem neste grupo subiu de 46,9 em 1968 para 50,4 em 1964. Este aumento provém de mais alunos matriculados nas Faculdades de Letras (mais 758) e no que se designa por Ciências Sociais (Faculdade de Economia, Instituto de Estudos Sociais, Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras e Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina). Nestas últimas escolas o aumento de frequência de um para outro ano lectivo elevou-se a 1 378 alunos, de 2 187 em 1962-1963 para 8 568 em 1963-1964. Não parece estar a seguir o bom caminho a tendência escolar. Poucos profissionais na Engenharia e Me-