Vê-se a preponderância das escolas industriais e comerciais, que comparticipam no total com 198 824 contos, ou cerca de 89 por cento.
Escolas industriais e comerciais
Frequência
Em 1964 o número do escolas industriais subia a 155, mais 8 do que no ano antecedente, sendo 96 do ensino oficial e 59 do ensino particular (mais 2).
Elevava-se a 129 099 o número de alunos, com 121 984 no ensino oficial. A frequência das escolas industriais do Estado é cerca do dobro da dos liceus (57 880).
Apesar do grande número das escolas particulares, há a impressão de que as escolas oficiais são preferidas, ou talvez o sejam por ainda haver capacidade disponível.
Parece ser satisfatório o número de alunos que concluíram o curso, se for tomado o padrão de outras escolas. Elevou a 17 790, ou cerca de 14 por conto dos matriculados, menos do que em 1968.
Distribuição geográfica
Média por escola
Faro . . . . .. . .
Santarém . . . . .
Évora . . . . . .
Vila Real . . .
Beja . . . . .
Guarda . . . ..
Portalegre . . ..
Ilhas
Em todos os distritos aumentou o número do alunos, mais nuns do que noutros. Mas a grande afluência nos de Lisboa e Porto mostra a atracção dos grandes centros industriais e comerciais.
A média por escola ultrapassa os 2 000 no distrito do Coimbra, e está compreendida entro os 1800 e 600 nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Santarém, Castelo Branco, Viena do Castelo, Viseu e ilhas. Abaixo de 1 000 só há os distritos de Faro, Leiria, Vila Real, Beja, Guarda e Portalegre. Nalguns casos, como o da Guarda (576 alunos), a frequência é muito baixa, e em Leiria, Évora, Beja, Portalegre há menos de 1 000 alunos por escola.
Designação
Contos
1964
Diferenças em relação a 1963
Total
O alimento de 16 848 contos concentrou-se em pessoal (14 944 contos).
A verba de material discrimina-se na forma que segue:
contos
Conservagráo de, imóveis . . . . . . . . 1 142
A seguir indica-se a evolução da despesa:
-
Contos
Os aumentos foram muito grandes, em especial nos últimos anos.
Ensino agrícola
Designação
-
contos
percentagens
Ensino agrícola médio
Ensino agrícola elementar
Total
A própria indicação das cifras mostra as dificuldades do ensino elementar.
A frequência das escolas incluídas no esquema acima publicado foi como segue.