Rendas de casa Terminada a sucinta análise das despesas deste Ministério, deve salientar-se a elevada despesa com rendas de casa ou de propriedades agrícolas.

Um apanhado que se julga completo, pelo menos com todas as verbas individualizadas na Conta Geral, dá as cifras que seguem:

Contos

Serviços florestais 429

Comissão de Coordenação Económica 242

Intendência-Geral dos Abastecimentos 343

Não se inclui nos serviços florestais a verba de 643 contos destinada ao pagamento de prestações às câmaras municipais e juntas de freguesia.

É possível que se encontrem verbas para rendas de casa nas despesas globais de diversos serviços. Não se averiguou esta possibilidade.

Nas verbas mencionadas acima há 75 contos para renda de propriedades (serviços pecuários) e cerca de 1770 contos para rendas de casa e propriedades, nos quais se incluem 792 contos nos serviços agrícolas, 327 contos nos serviços pecuárias e 429 contos nos serviços florestais.

Outras verbas de menor valor referem-se também a propriedades.

Levando em conta estas limitações, a verba para rendas de casas é muito alta.

Outro aspecto é a dispersão dos serviços pela cidade, de muito difícil fiscalização.

O problema de concentrar os serviços económicos num edifício e incluir nele organismos de coordenação que por sua vez se espalham pela cidade, em geral em edifícios alugados, deveria se r estudado na base das rendas pagas e da utilidade da sua concentração. Atingiu a cifra da 1 278 041 contos a despesa total deste Ministério. A evolução desta despesa desde 1959 é como segue:

Contos

Aumento

Entre 1959 e 1964 a desposa total do Ministério das Comunicações subiu 579 186 contos. Examinando o quadro, verifica-se um grande aumento de despesa. Em 1964 a maior valia ultrapassou os 823 808 contos. Também se nota que nas despesas ordinárias no mesmo período o acréscimo de despesa atingiu 447 796 contos. Tão grande aumento nas despesas ordinárias, em especial no último ano, é devido em grande parte ao Fundo Especial de Transportes Terrestres, que no mesmo período teve a desposa que a seguir se indica:

Contos

Diferença

Em primeiro lugar, no quadro nota-se o desenvolvimento considerável na despesa do Fundo Especial de Transportes Terrestres, que duplicou em valor desde 1959. Em segundo lugar, observa-se ainda o desenvolvimento das despesas