Já não está longe da casa dos 3 milhões de contos o encargo do Fundo e do Estado com a concessão única. A operação reveste a forma de subsídios reembolsáveis ou não, repartidos do modo que segue:
Designação
-
Contos
Percentagem
Subsídios não reembolsáveis
Subsídios reembolsáveis
Outros encargos da concessão única
Com a entrega pelo Estado de 20 000 contos em 1964, elevam-se a 896 770 contos as responsabilidades para com o Tesouro.
Designação
-
Contos
Percentagens
Imposto ferroviário
Para renovação de material circulante
Para reforço do fundo de maneio
Para renovação da via e reforço de pontos
A maior parte dos subsídios reembolsáveis destinam-se a fundo de maneio, donde sai todos os anos a cobertura do volumoso deficit da empresa. O imposto ferroviário não, é cobrado e constitui subsídio reembolsável.
A seguir desdobram-se as despesas:
Designação
Contos
1964
Despesa extraordinária (aeródromos e aeroportos)
Designação
Contos
1964
Subsídios
Uma verba de algum relevo inscrita todos os anos nos serviços centrais respeita ao subsídio à T. A. P., que este ano se elevou a 10 000 contos. Há ainda, como verbas de certa importância, 2005 contos para subsídios a cofres ou organizações metropolitanas, ultramarinas ou estrangeiras, e 1500 contos de despesas ao abrigo do decreto (artigo 3.º) de 8 de Junho de 1950.
A aquisição de semovente elevou-se a 1375 contos
Contos
1962 48 105
1963 10 000
1964 10 000
Total ..... 190 332
Contos
Pode dividir-se como se mostra a seguir:
Designação
Contos
extraordinárias