Classes
1964
Automóveis ligeiros e pesados
Reboques e semi-reboques
Tractores
(a) Incluem-se 1409 tractores agrícolas e 27 de estrada.
Rede de estradas
O total da rede de estradas no continente subiu pata 29 003 km.
As estradas municipais somavam 11 333 km (11 023 em 1963) e as nacionais 17 670 km, mais 5 km do que em 1963. Uma parte das estradas municipais está em péssimo estado e procede-se agora à sua conveniente pavimentação.
O pequeno aumento de vias de comunicação em 1984 vem a seguir a outros em anos anteriores. Sendo um bom sistema de comunicações a base do desenvolvimento regional, não se vê bem como será possível adoptar os planos de desenvolvimento, agora muito em voga. A reconsideração em termos realistas do problema das comunicações já é devida há muitos anos.
Dá-se a seguir a distribuição da rede rodoviária, por distritos, com a extensão por quilómetro quadrado em cada um deles:
Superfície (a)
Extensão de estradas em quilómetros
Total (b)
Por quilómetro quadrado
Continente
Aveiro
Beja
Évora
Guarda
Santarém
Setúbal
Vila Real
Viseu
(b) Em 1962, Anuário Estatístico de Transportes Terrestres.
Não é possível oferecer a capitação, por não haver a população calculada por distrito.
As cifras de 1964 não são muito diferentes das de 1963, dado o pequeno aumento das estradas, em especial nas nacionais.
O distrito do Porto é o mais favorecido, com uma densidade por quilómetro quadrado superior a 0,9, seguido por Aveiro, com 0,75. Apenas o distrito de Lisboa ultrapassa 0,6 por quilómetro quadrado. Os outros distritos têm densidades inferiores a 0,5, com excepção de Braga. Com densidades inferiores a 0,2 há os distritos de Beja e Évora. Mas as densidades não sobem muito noutros distritos, como os de Bragança, Faro, Castelo Branco e outros.
Movimento nas fronteiras
A seguir indica-se o movimento fronteiriço nos últimos cinco anos:
Designação
1964
Saída
Contra o que seria de esperar, as cifras mostram que em 1964 o número de automóveis de matrícula portuguesa foi superior ao de matrícula estrangeira nas saídas. As cifras são as seguintes:
Designação
1964
Matrícula portuguesa
Matrícula estrangeira
Matrícula portuguesa
Matricula estrangeira
Apesar das dificuldades da vida, o português está a viajar
mais, e de automóvel. A diferença de carros saídos entre 1960 e 1964 (mais do dobro neste último ano) é sintomático.
Para os automóveis a nacionalidade foi a que segue:
1964
Bélgica
Suíça
Continuam a predominar os automóveis espanhóis e franceses, mas houve progressos em todas as outras nacionalidades, sendo mais acentuado nos ingleses.