As despesas desdobram-se a seguir:

Designação

Contos

1964

Caixas sindicais (a)

Caixas do previdência (a)

Total

(a )Não inclui as despesas com a comparticipação à F. C. P.- Serviços Médico-Sociais? nem os saldos entregues, ao F. N. A. F.

Receitas e despesas Para dar ideia do movimento dos organismos corporativos e de previdência em matéria de receitas e despesas discriminam-se a seguir umas e outras:

Contos

Receitas

Sindicatos nacionais

Caixas sindicais de previdência

Caixas de reforma ou de previdência

Serviços Médico-Sociais - Federação de Caixas de Previdência

(a) Não inclui as despesas com a comparticipação à F.C.P. - Serviço Médico-Sociais nem os saldos entregues ao F. N.A. F.

Será assim mais fácil avaliar a sua importância pelo que diz respeito à sua vida financeira.

Do quadro ressalta a despesa dos Serviços Médico-Sociais (345 153 contos). Esta cifra deve ser lida tendo em conta as verbas mencionadas adianta no Ministério da Saúde e Assistência. Há certamente lugar num país pequeno para melhor coordenação entre os dois órgãos de saúde e assistência.

Origem das receitas e despesas

Receitas

303- Englobam-se adiante num único quadra as receitas dos organismos corporativos, incluindo os de previdência. Os sócios beneficiários e os contribuintes são as grandes fontes de receita. Os contribuintes nas caixas de reforma ou previdência já ultrapassam 1200 000 contos e aproxima-se de 1 milhão de Contos a receita das caixas sindicais de previdência, como se nota a seguir:

Contos

Sócios beneficiários ou quotizações

Contribuintes

Rendimentos próprios

Legados ou subsídios

Total

Sindicatos nacionais

Caixas sindicais de previdência

Caixas de reforma ou de previdência.

(a) Receita incluída na coluna respeitante aos sócios beneficiários ou quotizações.

São já hoje cifras altas no meio financeiro nacional as receitas das caixas de previdência. Elas provém em grande parte dos contribuintes (52,4 por cento).

Em menor escala, os sócios ou beneficiários concorrem com 817 848 contos.

O desdobramento das receitas por origem dá o seguinte:

Designação

Contos

Percentagens

Sócios ou beneficiários

Contribuintes

Rendimentos próprios

Legados ou subsídios

Os problemas suscitados pelo emprego destas receitas são grandes, e serão maiores e mais complexos na medida do seu desenvolvimento. Adiante se anotarão algumas cifras sobre a sua aplicação, em especial no que respeita aos diversos fundos.