O problema dos hospitais regionais e sub-regionais e outros estabelecimentos de assistência hospitalar na província precisava de ser estudado com o objectivo de lhes dar a eficiência que necessitam.

Taxas de ocupação nos hospitais Sobre as taxas de ocupação nos hospitais, o quadro seguinte permite algumas observações:

Hospitais centrais e regionais

Hospitais sub-regionais

Conjunto

-

Taxa de ocupação

Taxa de ocupação

Taxa de ocupação

Pràticamente estacionária nos dois primeiros anos a taxa de ocupação do conjunto passou em 1982 para 77.8, decrescendo sucessivamente até 71,8 no ano de 1964.

Note-se, no entanto, que nos hospitais centrais e regionais, as taxas são muito mais elevadas, variando, durante os últimos cinco anos, entre os limites 85,6, em 1960, e 89,4, no ano de 1963. Em 1964 fixou-se em 87.3.

Nos hospitais sub-regionais as taxas apresentam-se muito mais baixas, oscilando entre 62,2 e 63,7 no primeiro triénio. Em 1963 processou-se acentuada descida para 50,8 e no ano seguinte para 50.8. Estes valores fazem presumir que, devido à insuficiência de meios eficazes para o combate à doença nas zonas onde se encontram instalados os hospitais sub-regionais, estes se vêem na impossibilidade de cumprir cabalmente a sua missão, registando-se ao mesmo tempo hipertrofiar. nos hospitais principais. Quanto aos elementos disponíveis sobre a totalidade dos estabelecimentos do saúde, as estatísticas oficiais permitem a elaboração de alguns quadros significativos. Assim, por entidades a que pertencem, tem-se.

Entidades a que pertencem

1964

Estado

Corpos e autoridades administrativas

Misericórdias

Particulares

De 1968 para 1964, o número de estabelecimentos de saúde acusa o acréscimo de 31 unidades.

O maior número de estabelecimentos pertence à organização corporativa, que no último ano contava com 880; seguindo-se-lhe o Estado, com 617, e os organismos de previdência, com 611. O menor número (116) respeita aos corpos e autoridades administrativos. Por distritos, a repartição dos estabelecimentos de saúde para 1964 é a seguinte:

Zonas ou regiões

Total

Com internamento

Sem internamentos

Total

especiais

Total

De higiene e profilaxia

Aveiro

Vila Real

Guarda

Viseu