No quadro seguinte indica-se a origem das importações:

O ultramar manda para Cabo Verde produtos alimentares, em especial milho, feijão e outros, e a metrópole abastece Cabo Verde de produtos industriais diversos. O comércio com o estrangeiro compreende material de transporte, máquinas e obras, além der outras mercadorias. As exportações continuam a ser diminutas. Embora se disseminem por várias mercadorias, cabe a cada uma valor que apenas mim caso atinge os 5000 contos, como se nota no quadro seguinte, que dá as principais exportações:

Um exame atento das secções da pauta relativa à exportação mostra que estas se repartem em grande parte pelas rubricas seguintes:

Ao todo 86,4 por cento constitui as quatro secções. As restantes são formadas por pequenas verbas.

Os progressos notados, que cobrem declínios, deram-se na exportação de bananas, amendoim e pouco mais. O caso do peixe, de que já se falou anteriormente, mantém-se. Não se notam progressos. Os mercados estrangeiros quase ignoram as mercadorias de Gabo Verde, apesar de abastecerem o arquipélago com cerca de 53 000 contos.

A metrópole e o ultramar compram ao arquipélago mais de 20 000 coutos, como se nota a seguir:

Na parcela da navegação incluiu-se o fornecimento de água a navios (1863 contos) e alguns géneros frescos.

Balança de pagamentos Os factores adversos ao equilíbrio da balança de pagamentos são contrabalançados pela remessa de invisíveis provenientes da emigração e de subsídios da metrópole e outros provenientes da navegação;

Foi assim possível, em 1964, obter uma diferença entre a entrada e saída de cambiais de 19 534 contos, como se verifica no quadro que segue:

E de interesse notar, embora se não deduza das contas, a razão por que o deficit em escudos, de 5300 contos, foi contrabalançado em moeda estrangeira por 24800 contos.

O saldo em moeda estrangeira foi o maior dos últimos anos. Os cambiais da metrópole devem ter liquidado as importações desta origem.

A seguir mostram-se os elementos relativos a entradas e saídas de cambiais em moeda nacional e estrangeira: