bora ligeiramente, para 2227 contos, paga do seguinte modo:

O deficit de 759 contos, um pouco inferior ao de 1968, continua a ser alto.

Administração geral e fiscalização Há a considerar este ano um aumento de 1241 contos. A despesa total elevou-se a 20 258 contos, distribuída como segue:

A integração da Inspecção de Comércio Bancário como serviço autónomo na conta deste capítulo trouxe um aumento de despesa da ordem de 592 contos, compensado* em receita.

Assim, o acréscimo real foi menor (649 contos) e distribui-se por diversas rubricas.

Serviço autónomo Conforme já se referiu, o único serviço autónomo existente na província é a Inspecção de Comércio Bancário.

As suas receitas elevavam-se a 515 contos, distribuídas na forma que segue:

A maior receita proveio das comparticipações em receitas.

As despesas fixaram-se em 498 contos, repartidas pelas seguintes classes:

Os encargos com o pessoal corresponderam a mais de 60 por cento da despesa total e os gastos com o material a cerca de 25 por cento.

O saldo apurado foi, assim, de 17 contos.

Serviços de Fazenda Nos serviços da Fazenda produziu-se a ligeira diminuição de 96 contos, toda nos serviços aduaneiros, como se observa no quadro seguinte: Também nestes serviços, que somaram a despesa de 1672 contos, se nota a diminuição de 234 contos. O novo serviço de aeronáutica civil, com o gasto de 636 contos, elevou o capítulo para 8391 contos, mais 622 contos do que em 1963. As despesas repartem-se como segue:

Verbas salientes são as dos correios, telégrafos e telefones, transportes aéreos e obras públicas, com mais de 1000 contos cada uma. A segunda e a última apresentam ligeiros aumentos. Mas é na aeronáutica civil que deve ser procurado o acréscimo total.

Viu-se que Angola e Moçambique entregaram a S. Tomé 2000 contos para efeito de conservação dos aeroportos. Nos correios, telégrafos e telefones houve redução na despesa, de 2448 contos para 2358 contos. A receita destes serviços elevou-se a 2758 contos. Os serviços apresentam um saldo positivo de 400 contos, que contrasta com o deficit também de 400 contos processado em 1963. A causa está no aumento de receita. O deficit nos transportes aéreos agravou-se de 809 contos para 1002 contos. Não sendo possível comprimir a despesa, dada a natureza do serviço, é na obtenção de mais receitas que está a melhoria do deficit.