As rubricas que apresentam maiores valias são as dos portos, caminhos de ferro e transportes, dos correios, telégrafos e telefones, da Inspecção de Crédito e Seguros, da Junta de Electrificação e, finalmente, a do Instituto de Investigação Agronómica, que adquiriu autonomia este ano.

Mas os aumentos de despesas foram largamente compensados por fortes diminuições na Junta Autónoma de Estradas e na Junta Provincial de Povoamento. O resultado final deu o pequeno acréscimo de 6105 contos.

Alguns destes organismos serão examinados mais adiante.

Portos, caminhos de ferro e transportes O aumento de receita e despesa nestes serviços foi grande. O total atingiu 424 954 contos, mas a Fazenda contabilizou 399 977 contos. Os dois grandes produtores de receitas são os portos, com mais de metade (229241 contos em 1964) e os caminhos de ferro, que se aproximam dos 100 000 contos (96312 contos).

No quadro a seguir indicam-se as receitas iguais às despesas destes serviços:

Nota-se grande aumento nos portos e acréscimo apreciável nos caminhos de ferro. Tudo é consequência de melhorias económicas, traduzidas em maiores importações e exportações.

Caminhos de ferro A província tem dois caminhos de ferro sob administração privada: os do Amboim e de Benguela e dois sob administração do Estado: os de Luanda e Moçâmedes.

Em 1964 todos os caminhos de ferro melhoraram o tráfego, mais passageiros e maiores cargas transportadas.

Em matéria de passageiros o caminho de ferro de Luanda mostra notável recuperação. Transportou mais de 261 000 passageiros, contra pouco mais de 218 000 em 1963.

Outro tanto aconteceu na carga. O transporte de carga avizinha-se de 700 00(0 t.

No caminho de ferro de Moçâmedes os resultados não são tão expressivos, imas em todo o caso o progresso foi sensível.

Nos caminhos de ferro particulares há grandes progressos no de Benguela, com mais passageiros e maiores cargas.

Em parte, este resultado deve-se à exploração de minas de ferro em território nacional, em parte às explorações do Congo (Léo).

A seguir indica-se o tráfego do todos os caminhos de ferro da província:

A natureza do caminho de ferro do Amboim não lhe permite grandes voos. O seu tráfego não progrediu.

Exploração Considerando as diversas explorações dos caminhos de ferro, portos e aviação, as receitas foram as que

O aumento foi grande, mais 107 252 contos. Proveio dos portos e caminhos de ferro, mais dos primeiros