As rubricas que apresentam maiores valias são as dos portos, caminhos de ferro e transportes, dos correios, telégrafos e telefones, da Inspecção de Crédito e Seguros, da Junta de Electrificação e, finalmente, a do Instituto de Investigação Agronómica, que adquiriu autonomia este ano.
Mas os aumentos de despesas foram largamente compensados por fortes diminuições na Junta Autónoma de Estradas e na Junta Provincial de Povoamento. O resultado final deu o pequeno acréscimo de 6105 contos.
Alguns destes organismos serão examinados mais adiante.
Portos, caminhos de ferro e transportes
No quadro a seguir indicam-se as receitas iguais às despesas destes serviços:
Nota-se grande aumento nos portos e acréscimo apreciável nos caminhos de ferro. Tudo é consequência de melhorias económicas, traduzidas em maiores importações e exportações.
Caminhos de ferro
Em 1964 todos os caminhos de ferro melhoraram o tráfego, mais passageiros e maiores cargas transportadas.
Em matéria de passageiros o caminho de ferro de Luanda mostra notável recuperação. Transportou mais de 261 000 passageiros, contra pouco mais de 218 000 em 1963.
Outro tanto aconteceu na carga. O transporte de carga avizinha-se de 700 00(0 t.
No caminho de ferro de Moçâmedes os resultados não são tão expressivos, imas em todo o caso o progresso foi sensível.
Nos caminhos de ferro particulares há grandes progressos no de Benguela, com mais passageiros e maiores cargas.
Em parte, este resultado deve-se à exploração de minas de ferro em território nacional, em parte às explorações do Congo (Léo).
A seguir indica-se o tráfego do todos os caminhos de ferro da província:
A natureza do caminho de ferro do Amboim não lhe permite grandes voos. O seu tráfego não progrediu.
Exploração
O aumento foi grande, mais 107 252 contos. Proveio dos portos e caminhos de ferro, mais dos primeiros