111.0 exame das contas de cada uma das explorações oferece resultados satisfatórios, positivos nas direcções do Lobito e Luanda e negativos nas de Moçâmedes e Transportes Aéreos.

Os resultados exprimem-se da forma que segue:

Houve assim um resultado fortemente positivo nas explorações. Os fundos de reserva, o contributo para a defesa nacional e outras despesas trouxeram ao desequilíbrio negativo já indicado acima.

A melhoria do tráfego permitiu o reforço de diversas verbas relacionadas com os diversos fundos e a defesa da província.

Tudo indica que os serviços autónomos relacionados com os transportes se hão-de desenvolver ainda muito nos próximos anos, em especial os dos portos e caminhos de ferro, dado o volume de minérios que virão a manusear.

Correios, telégrafos e telefones As receitas destes serviços ultrapassaram 140 000 contos, um aumento de 6263 contos. Mas as receitas próprias dos serviços fixaram-se em 104 328 contos e mostram um acréscimo de 10 266 contos em relação ao ano de 1963.

Estas últimas repartiram-se como segue:

Todas as explorações indicam melhorias, com excepção da rubrica «Diversos», mas os aumentos acentuaram se nos telégrafos e na rádio, em especial nesta última.

As receitas totais, incluindo as da exploração, foram coimo segue:

Estas são as receitas tal como as apresenta a conta. Adiante se farão as aclarações precisas. Na despesa há a mencionar o seguinte:

Nota-se o aumento de cerca de 2000 contos no pessoal e perto de 1000 contos nos serviços e economia nos encargos gerais. Para tornar mais clara a conta e harmonizá-la com a prática corrente na conta geral, as cifras deveriam, ter a forma que segue:

Haveria assim a receita ordinária de 125 056 contos e a extraordinária, formada por empréstimos e saldos de anos económicos findos, de 15 441 contos. O total elevar-se-ia a 140497 contos.

Procedendo de forma idêntica na despesa, os números assumiriam o aspecto seguinte:

Não explicam as contas como se gastaram os empréstimos de 4400 contos, provavelmente em obras novas. E talvez que a diferença entre os saldos de exercícios findos tivesse idêntico destino.

Inspecção de Crédito e Seguros A receita desta Inspecção elevou-se a 27 449 contos e teve a origem seguinte: