de serviços, e talvez que neste sector possa haver queixumes, e medidas a tomar no sentido de melhor equilíbrio. Este é um assunto sobre o qual se não deseja emitir uma opinião definitiva. Nos. últimos dois anos as receitas e despesas da província, desdobradas em receita própria, sem os serviços autónomos, foram as que seguem.

Em 1964 a diferença entre as receitas e despesas ordinárias elevou-se a 179 119 contos, e é um pouco inferior (menos 49 206 contos) à do ano anterior.

Esta diferença entre receitas e despesas ordinárias próprias tem grande influência não só para o saldo do exercício, mas ainda por possibilidades que encerra no sentido de financiamentos de despesas extraordinárias. Como se indicou já, as receitas ordinárias somaram 4 457 596 contos, ou, sem os serviços autónomos, 2 464 236 contos. Também se notou que a receita própria aumentou 145 155 contos em 1964. Este aumento está aquém do de 1962 (444 539 contos), mas ultrapassa o de 1963 (79 343 contos). Sem corresponder ainda às necessidades da província, pode dizer-se que dá um certo conforto no mundo actual, em que a maior parte dos países encerram as suas contas com saldos negativos. E se forem consideradas as condições em que vivem muitas regiões vizinhas que se consideram independentes, esta parcela de Portugal, com autonomia financeira, mostra o caminho mais próprio para a paz e prosperidade. O orçamento provincial estimara a receita de 1964 em 4 473 000 contos. Deve dizer-se que as estimativas, no princípio do exercício financeiro, se alteraram por força de necessidades que obrigaram a aberturas de créditos nos termos legais.

O ajustamento orçamental tem sido mais rigoroso de há uns anos para cá. A diferença entre as previsões e a cobrança tornou-se cada vez menor, como se concluídos números que seguem:

Receitas cobradas A evolução das receitas cobradas mostra contorno aumento desde 1950, com uma única excepção.

Em 1961, por motivos explicados no parecer daquele ano, a quebra, nas receitas ordinárias em relação ao ano anterior foi muito grande. A recuperação veio logo a seguir, em 1962. O aumento de receitas ordinárias em. 1964 arredondou-se em 200 000 contos.

A seguir publicam-se as receitas ordinárias desde 1950, com os respectivos aumentos ou diminuições em relação ao ano anterior:

Discriminação das receitas São notáveis as alterações nos quantitativos dos diversos capítulos orçamentais que concorrem para as receitas, como pode observar-se no mapa da página adiante.