cirno verificado em Moçambique no mesmo ano foi maior. Conjugando estes dois factos, obtém-se um quase nivelamento de receitas próprias. A pequena diferença de 5744 contos não tem significado, dado o grande volume das receitas, da ordem dos 2 500 000 contos.
Intervêm apenas as receitas ordinárias nesta análise, porque as extraordinárias e as dos serviços autónomos as perturbam com as soías oscilações, que em geral dependem de programas de empreendimentos e não estão ligadas à capacidade tributária.
Neste caso, as diferenças são maiores, porque, como já se viu, as despesas ordinárias, próprias, em Moçambique aumentaram muito e diminuíram em Angola.
A seguir indicam-se as despesas ordinárias e extraordinárias:
Ao ler estas cifras têm de ter-se em conta diversas limitações. Em primeiro lugar, a desvalorização do escudo altera o seu significado real. Mas os aumentos são tão grandes que se pode seguramente concluir ter havido acentuado progresso em relação ao período anteguerra e nos anos intermediários.
Por outro lado, incluem-se, a partir de certas datas, as receitas do porto da Beira, que foi resgatado, e as do caminho de ferro da Beira a partir de 1962.
Podia- fazer-se o cômputo contando com estas alterações que as inflacionam depois dos anos em que se incluíram, mas o conjunto seria perturbado e não vale talvez a pena fazê-lo. Aliás, os elementos contidos neste parecer permitem cálculo simples e rápido.
O panorama fica esclarecido com o exame dos números-índices, na base de 1938 igual a 100:
Os índices mostram elevação pronunciada em 1962 (inclusão do caminho de ferro da Beira). Em 1964, a subida foi grande, porque também foi grande a subida das despesas.
Discriminação das despesas
Os grandes aumentos deram-se nos serviços de administração geral e fiscalização, nos serviços militares, nos do fomento e ainda nos encargos gerais.
As outras alterações notadas no quadro não têm grande significado, dada a sua pequena importância na grandeza das cifras.