Em 1964 o aumento de despesa em valor absoluto foi de 48 227 contos, sendo 43 073 contos nos serviços autónomos, como se nota a seguir:

Serviços próprios A despesa dos serviços próprios, que compreendem os serviços de fomento indispensáveis ao desenvolvimento económico da província, não seria compreensível pela sua modéstia se não houvesse a completá-la de gastos com o> Plano de Fomento em despesas extraordinárias.

Só a análise em conjunto pode dar ideia da despesa com o fomento da província.

A despesa ordinária nos serviços próprios discrimina-se no quadro que também inclui os autónomos:

O aumento em relação a 1963, excluindo os serviços autónomos, foi de apenas 5154 contos.

Nota-se a diminuição de 2370 contos nas obras públicas e aumentos acentuados nos serviços de veterinária e um pouco menos nos serviços geográficos e cadastrais.

Quanto aos serviços autónomos, também inscritos no quadro, o aumento foi sensível. Serão analisados mais adiante. O gasto com obras públicas por força de despesas ordinárias reduz-se a 89 002 contos e diminuiu em relação a 1963.

Uma parcela importante respeita a pessoal, como se nota a seguir:

Na despesa de material inclui-se a de conservação de imóveis, com 23 051 contos. Esta verba sofreu um grande reforço, pois não passara de 11700 contos em 1963.

A seguir desdobra-se a despesa de material:

Este ano as verbas de estradas foram transferidas para a despesa do Fundo rodoviário, incluído no Plano de Fomento. Pouco a pouco este Plano vai absorvendo despesas que normalmente se inscreviam no orçamento das despesas ordinárias. Para ter ideia do que se gastou em obras públicas publicam-se a seguir as despesas extraordinárias utilizadas neste fim:

Já é mais compreensível a verba de 258 218 contos, grande parte (145 000 contos) absorvida pelo plano rodoviário.

Não se compreende certa dispersão de verbas, como, por exemplo, os 3000 contos para uma ponte sobre o rio Lugenda, os 3500 contos para a construção de uma estrada, o subsídio para a ponte da ilha de Moçambique (7500 contos em 1963 e 7500 contos em 1964) e ainda outras.

Total gasto em obras públicas Mo quadro da página adiante procura-se computar o conjunto das verbas gastas com a construção de obras públicas.